Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Estudo do Meio e Cidadania (educação pré-escolar)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que os alunos assim o entendem fazem a ligação à família trazendo sementes e plantas para a horta. semanalmente participa no Clube Jardim de Aromas (a nossa horta) um avô de dois alunos (do 3.º e 7.º ano), que apoia os trabalhos agrícolas, partilhando conhecimento.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos, de todas as valências, desde a educação pré-escolar ao 3.º ciclo, continuam a manifestar ânimo e interesse pela horta biológica. Muitos nem estão inscritos no Clube Jardim de Aromas, semanal, e aparecem, pedindo para ajudar nos trabalhos. A divulgação de pequenos vídeos e fotografias continua a merecer interesse pelos pais e alunos, quer quando divulgados nos conselhos eco-escolas, quer quando divulgados na página digital do colégio e redes sociais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta encontra-se dividida em três parcelas, uma atribuída aos alunos do Clube Jardim de Aromas, do 2.º e 3.º ciclos, outra atribuída aos alunos do 1.º ciclo, 2.º ano, e outra atribuída aos alunos da educação pré-escolar (turmas dos 5 anos). Cada parcela ficou ao cuidado do grupo a que foi atribuído, tendo como principais responsáveis os professores respetivos. Durante todo o ano a manutenção geral da horta esteve a cargo da professora coordenadora do Jardim de Aromas e dos alunos participantes no clube, havendo um trabalho semanal. As principais tarefas feitas foram cavar, retirar ervas, semear, plantar, monitorizar o aparecimento de ervas daninhas, de animais parasitas e de pragas, regar e recolher. Para estes alunos houve uma planificação semanal, feita pela professora coordenadora,
Os alunos no 1.º ciclo fizeram algumas visitas à horta, acompanhando o seu desenvolvimento e os alunos da educação pré-escolar fizeram também sementeiras, e por serem menos autónomos, tiveram uma maior colaboração das suas professoras e educadoras nessas tarefas.
Salienta-se grande envolvimento dos alunos da educação pré-escolar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Deu-se continuidade à estratégia implementada no ano letivo anterior:
Semanalmente os alunos do Jardim de Aromas começaram por percorrer todo o espaço e recolher todos os plásticos e outros resíduos não orgânicos que encontravam. Devido à ação do vento encontravam-se sempre plásticos, que são recolhidos e colocados no ecoponto amarelo. Após esta limpeza, um grupo de alunos ficava responsável por localizar e arrancar ervas daninhas que poderiam competir com as plantas da horta. Essas ervas daninhas e outros resíduos orgânicos, como cascas de bananas ou restos de frutas, foram encaminhados para o compostor. Um grupo de alunos, semanalmente, também ficou responsável por procurar caracóis e outros animais que possam prejudicar as culturas, sendo esses caracóis dados às galinhas que, em alguns momentos e vigiadas, fizeram predação natural na hora.
A mobilização do solo (cavar e arar) foi feita com alfaias simples – enxadas, sachos e ancinhos – passando esta tarefa por todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do clube, pela professora coordenadora e educadoras. As sementeiras e plantações foram feitas pelos alunos com a
colaboração das professoras, essencialmente na abertura de regos na terra.
A fertilização do solo foi feita com materiais resultantes de compostagem do compostor, cinza e com estrume de cavalo. Mantiveram-se os hábitos de compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi sempre feita compostagem a céu aberto e também num compostor. A céu aberto, junto ao espaço da horta, são colocados restos de plantas que são retiradas da horta e que são demasiado grandes para o compostor, como por exemplo caules das couves galegas. No compostor são feitas camadas de diferentes materiais (folhas secas que são retirados da horta e da zona de árvores junto à horta, intercalados com restos de alimentos (alguns que os alunos trazem de casa outros do refeitório do colégio), intercalados com fezes das galinhas que temos no colégio junto à horta biológica). Estes hábitos de compostagem tem ocorrido semanalmente, procurando garantir, no compostor, as condições adequadas de humidade, temperatura e presença de oxigénio. este ano, devido ao tempo e atmosfera mais seca, verificou-se pouca humidade e atraso na compostagem dos materiais.
Este ano letivo já foi possível usar composto produzido no nosso compostor e nos próximos anos assim continuará.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Permanentemente existe cultura de couve galega, importante fonte de alimento para as galinhas. Existe também hortelã, salsa, cidreira e alecrim. Ao longo do ano as culturas vão sendo alternadas, de acordo com a estação - couve portuguesa, brócolos, alface, alho francês, espinafres, cenoura, tomateiros, pimentos e pepinos, abóbora, feijão e milho (estas três foram as últimas sementes a serem colocadas no solo).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Os produtos recolhidos não são em grande quantidade e sempre que estão prontos para ser consumidos vão sendo retirados e oferecidos a funcionários do colégio, como depósito emocional, ou trocados por um valor simbólico. Esse valor simbólico é usado para a aquisição de novas sementes ou outros produtos necessários.
No presente ano letivo foram recolhidos (valore aproximados):
2 kg de brócolos; 2 kg de alfaces; 5 kg de batata vermelha; 5 kg de couve portuguesa; 1 kg de alho francês; 2 kg de espinafres; 500 gr de hortelã; 1 kg de fisális; 300 gr de favas; 150 gr de ervilhas. Falta ainda recolher o tomate, a abóbora e outros produtos da horta semeados pelos meninos da educação pré-escolar.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos recolhidos, sempre que estão prontos para ser consumidos vão sendo retirados e oferecidos a funcionários do colégio, como depósito emocional, ou trocados por um valor simbólico. Esse valor simbólico é usado para a aquisição de novas sementes ou outros produtos necessários. Os alunos do Clube Jardim de Aromas levam os produtos à sala de professores e trocam-nos por pequenas gratificações.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva recolhida ainda é insuficiente para a rega da totalidade da horta quando começa a temperatura a aumentar, no entanto tem-se conseguido fazer uma melhor gestão regando apenas nos dias de maior calor e ao final do dia. Não é utilizada outra água, se não a da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. É feita monitorização semanal. Um grupo de alunos e a professora coordenadora é responsável por
verificar a existência de caracóis, de lagartas e de pulgões, e de tentar retirá-los.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os caracóis e lagartas surgiram numa determinada altura do ano, mas não em número demasiado elevado, tendo depois diminuído muito a sua ocorrência, principalmente devido à seca. Verificou-se a destruição de algumas couves e alfaces por estes animais. Os pulgões atacaram as faveiras, embora com menor impacto comparativamente ao ano letivo transato. Os caracóis e lagartas foram retirados por mão humana ou por predação natural pelas galinhas. As favas onde se verificou o pulgão foram polvorizadas com uma calda de ortigas. Verificaram-se algumas melhorias.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas poedeiras (4).

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula envolvendo os alunos da educação pré-escolar
Desde o lavrar/cavar da terra ao colocar da sementinha, os alunos das turmas dos 5 anos viram os diferentes passos. Guiados pelas educadoras, observaram composto, sementes, raízes, folhas e acompanharam o crescimento das suas plantas ao longo das semanas em visitas periódicas à horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Outra - Clube Jardim de Aromas - estudo da influência dos fatores do meio no comportamento das plantas
Os alunos de duas turmas do 5.º ano, inscritos no Clube Jardim de Aromas, monitorizou ao longo de 6 meses o desenvolvimento de plantas e a variação dos fatores do meio (temperatura, luz e humidade), relacionando os conteúdos da sala de aula com a prática. para além dessa monitorização e análise, marcada pela conclusão da seca e falta de água para rega, os alunos procuraram angariar alguns valores para compra de sementes.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O Clube Jardim de Aromas é um dos clubes que mais rapidamente esgota as suas inscrições no colégio, revelando que os alunos gostam do contacto com a natureza e querem aprender, com gosto, a mexer na terra.
Junto dos funcionários e pais há constantemente a curiosidade sobre o desenvolvimento de trabalhos na horta. Esta curiosidade vai sendo alimentada com a partilha de produtos retirados da horta e oferecidos aos funcionários, e pela divulgação de vídeos que vão relatando as atividades que vêm a ser desenvolvidas. Este ano, e sempre que possível, foram partilhadas fotografias das atividades desenvolvidas pelos alunos, como os pais respetivos. Na educação pré-escolar através do Classroom e no Clube Jardim de Aromas (2.º e 3.º ciclo) através de e-mail, partilhado pela coordenadora para os diretores de turma e destes para os pais.
Fica o acesso a um dos vídeos divulgados:
https://drive.google.com/file/d/17DCwvGrmtFv31_5jc5axA31WVA7aVGpp/view?usp=sharing

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/CCMI.leiria/?__cft__[0]=AZWDMMUGz2IvdbWEnxz4yhujuzils-ogMzp3s9X3ZIhMHInmIH0FHFWTFrB_9w5FG2Vm_Qxzyyn1nsmq4p9yhxhJUzr7dwykJASAsT7jwrCpMRWQAmaxuQsFzN529WB1ZeZmnAAE9oyMb44disv9o-7QVfX3MuPOmTjI49z2wW6FsA&__tn__=-UC%2CP-R