Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos no 1.º ciclo fizeram algumas visitas à horta, acompanhando o seu desenvolvimento e os alunos da educação pré-escolar fizeram também sementeiras, e por serem menos autónomos, tiveram uma maior colaboração das suas professoras e educadoras nessas tarefas.
Salienta-se grande envolvimento dos alunos da educação pré-escolar.
7. Como é feita a preparação do solo?
Semanalmente os alunos do Jardim de Aromas começaram por percorrer todo o espaço e recolher todos os plásticos e outros resíduos não orgânicos que encontravam. Devido à ação do vento encontravam-se sempre plásticos, que são recolhidos e colocados no ecoponto amarelo. Após esta limpeza, um grupo de alunos ficava responsável por localizar e arrancar ervas daninhas que poderiam competir com as plantas da horta. Essas ervas daninhas e outros resíduos orgânicos, como cascas de bananas ou restos de frutas, foram encaminhados para o compostor. Um grupo de alunos, semanalmente, também ficou responsável por procurar caracóis e outros animais que possam prejudicar as culturas, sendo esses caracóis dados às galinhas que, em alguns momentos e vigiadas, fizeram predação natural na hora.
A mobilização do solo (cavar e arar) foi feita com alfaias simples – enxadas, sachos e ancinhos – passando esta tarefa por todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do clube, pela professora coordenadora e educadoras. As sementeiras e plantações foram feitas pelos alunos com a
colaboração das professoras, essencialmente na abertura de regos na terra.
A fertilização do solo foi feita com materiais resultantes de compostagem do compostor, cinza e com estrume de cavalo. Mantiveram-se os hábitos de compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Este ano letivo já foi possível usar composto produzido no nosso compostor e nos próximos anos assim continuará.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
No presente ano letivo foram recolhidos (valore aproximados):
2 kg de brócolos; 2 kg de alfaces; 5 kg de batata vermelha; 5 kg de couve portuguesa; 1 kg de alho francês; 2 kg de espinafres; 500 gr de hortelã; 1 kg de fisális; 300 gr de favas; 150 gr de ervilhas. Falta ainda recolher o tomate, a abóbora e outros produtos da horta semeados pelos meninos da educação pré-escolar.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
verificar a existência de caracóis, de lagartas e de pulgões, e de tentar retirá-los.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Desde o lavrar/cavar da terra ao colocar da sementinha, os alunos das turmas dos 5 anos viram os diferentes passos. Guiados pelas educadoras, observaram composto, sementes, raízes, folhas e acompanharam o crescimento das suas plantas ao longo das semanas em visitas periódicas à horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos de duas turmas do 5.º ano, inscritos no Clube Jardim de Aromas, monitorizou ao longo de 6 meses o desenvolvimento de plantas e a variação dos fatores do meio (temperatura, luz e humidade), relacionando os conteúdos da sala de aula com a prática. para além dessa monitorização e análise, marcada pela conclusão da seca e falta de água para rega, os alunos procuraram angariar alguns valores para compra de sementes.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Junto dos funcionários e pais há constantemente a curiosidade sobre o desenvolvimento de trabalhos na horta. Esta curiosidade vai sendo alimentada com a partilha de produtos retirados da horta e oferecidos aos funcionários, e pela divulgação de vídeos que vão relatando as atividades que vêm a ser desenvolvidas. Este ano, e sempre que possível, foram partilhadas fotografias das atividades desenvolvidas pelos alunos, como os pais respetivos. Na educação pré-escolar através do Classroom e no Clube Jardim de Aromas (2.º e 3.º ciclo) através de e-mail, partilhado pela coordenadora para os diretores de turma e destes para os pais.
Fica o acesso a um dos vídeos divulgados:
https://drive.google.com/file/d/17DCwvGrmtFv31_5jc5axA31WVA7aVGpp/view?usp=sharing
15.1. Link para a página da horta: