saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A Horta Multidisciplinar foi criada em 2010
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e Mundo Atual, Matemática; Inglês e Português e disciplinas da componente Tecnológica dos cursos de Educação e Formação
3.3. N.º de alunos envolvidos:
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
0
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são envolvidas através das mais diversas formas, tais como: cedência de materiais para utilização na horta, partilha de formação pertinente das épocas próprias de cultivo e técnicas a utilizar no cultivo e combate às pragas
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Vontade e procura de muitos alunos em participar no projeto da horta Multidisciplinar; Notícia no jornal de Aveiro; Divulgação nas redes sociais.
1º Prémio do ???????????????????????????????? ???????????????????????????????? ???????? ???????????????????????? ????????????????????????́???????????????????? “???????????????????? ???????? ????????????????????????" organizado pela ASPEA Associação, promovido no âmbito do projeto "Tá na Horta", e que foi dirigido à comunidade educativa, com o objetivo de incentivar a criação, requalificação e dinamização de hortas escolares, incrementando, simultaneamente, o interesse pela alimentação saudável e pelo consumo sustentável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Calendarização das tarefas desempenhar na horta e seleção dos alunos destacados para a Horta
7. Como é feita a preparação do solo?
A melhoria das propriedades físicas do solo é feita através de técnicas tradicionais como; cavar, sachar e outras técnicas para preparar e limpar o terreno. Fertilizamo-lo com adubo de cavalo e/ou outros animais e também da produção de húmus (Processo de Compostagem)
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Para a adubação do solo foi utilizado adubo natural produzido num compostor contiguo a horta. Foram reaproveitadas e utilizadas matérias orgânicas (Casca de batata, cenoura, hortaliça, e outros resíduos vegetais, borra de café …) recolhidas no refeitório da escola e outras matérias provenientes da limpeza do solo (ervas, folhas secas, ramos, …) de forma a conseguirmos uma terra mais fertilizada e de excelente qualidade. As etapas para a preparação do composto foram as seguintes: Camada de drenagem e ventilação com pequenos paus sobrepostos; uma camada de material seco (folhas, erva, …); uma camada de matéria verde ( Resto de vegetais,…); uma camada fina de solo
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As Culturas instaladas: Alface; Tomate; Pimentos; Pepinos, Curgete; Beringela, Couve-galega, espinafres, salsa, piripíri, malaguetas, Coentros, morangueiros, feijão e cebola roxa
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Aproximadamente 60 Kg ( distribuído pelos seguintes produtos: Tomates, curgetes, Alfaces, Morangos, Beringela, ervas aromáticas, couve, entre outras)
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Parte dos produtos recolhidos servem para obtenção de fundos, vendidos a comunidade educativa. Posteriormente os fundos são aplicados na renovação da Horta.
O restante dos produtos recolhidos, não comercializados, são doados as famílias mais carenciadas da comunidade escolar
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A recolha da água da chuva é feita através da canalização para um poço que posteriormente é utilizada na rega.
No presente ano letivo os alunos dos Cursos de Educação e Formação da Escola Profissional de Aveiro, e conjunto com os professores da área técnica estão a desenvolver um sistema de rega. Em simultâneo estão a desenvolver um sistema retenção/captação de águas pluviais. Uma entidade parceira da Escola (Renault Cacia) forneceu um tanque de IBC, que será utilizado no armazenamento das águas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. A monitorização é feita semanalmente, através da inspeção dos produtos, especialmente as alfaces e couves.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis. As pragas são combatidas com borra do café, cascas de ovo e cinzas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
O bgreen // ecological film festival é um festival de vídeo ecológico, promovido pela OFICINA – Escola Profissional do INA, que tem como principal objetivo sensibilizar os jovens para as questões ambientais através de spots vídeo. A Escola Profissional de Aveiro concorreu ao Concurso bgreen // ecological film festival com a realização de um vídeo, contando com a participação da docente da disciplina Cidadania e Mundo Atual e 6 alunos.
Atividade 2:
Descrição:
1º Prémio do ???????????????????????????????? ???????????????????????????????? ???????? ???????????????????????? ????????????????????????́???????????????????? “???????????????????? ???????? ????????????????????????" organizado pela ASPEA Associação, promovido no âmbito do projeto "Tá na Horta", e que foi dirigido à comunidade educativa, com o objetivo de incentivar a criação, requalificação e dinamização de hortas escolares, incrementando, simultaneamente, o interesse pela alimentação saudável e pelo consumo sustentável.
Atividade 3:
Descrição:
A Horta Multidisciplinar pretende ser um espaço que visa desenvolver competências ao nível da cidadania ativa, formar alunos com responsabilidade social e que saibam construir boas relações, assim como o desenvolvimento de habilidades ao nível das competências pessoais e sociais, profissionais e até de âmbito comunitário (promoção de relações interrelacionais), consciencializando-os para as boas praticas ecológicas. Neste espaço de trabalho, desenvolve-se trabalho visando a promoção de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, preparando os jovens de hoje, os adultos de amanhã para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais e combatendo a mitigação do desperdício alimentar, melhorando assim a sustentabilidade ecológica. Um bom exemplo disso mesmo foi a realização das aulas de Formação Prática em Contexto de Trabalho e a UFCD 1372 em ambiente de ”sala de aula viva”.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A Horta pretende ser um espaço que visa desenvolver competências ao nível da cidadania ativa, formar alunos com responsabilidade social e que saibam construir boas relações, assim como o desenvolvimento de habilidades ao nível das competências pessoais e sociais, profissionais e até de âmbito comunitário (promoção de relações interrelacionais), consciencializando-os para as boas praticas ecológicas. Nesta sala de aula viva desenvolve-se trabalho visando a promoção de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente. Este trabalho permite o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais e combatendo a mitigação do desperdício alimentar, melhorando assim a sustentabilidade ecológica. Desta forma pretende-se trabalhar com os jovens alguns dos itens abaixo indicados: Sustentabilidade; Promoção de hábitos saudáveis; Despertar o interesse por uma alimentação saudável; Trabalhar em equipa; O respeito pelos outros; Comunicar corretamente e as boas práticas de convivência; Estimular a capacidade de adaptarem a novas circunstâncias e desafios, aplicando medidas de sustentabilidade e respeito ambiental; Participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando normas, regras e critérios de atuação, de convivência e de trabalho em vários contextos; Manifestar sentido de responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros; Criar um ambiente capaz de envolver toda a comunidade escolar; Vivenciar situações de aprendizagem significativa e de interações que propiciem a inclusão; Possibilitar o contacto com a Natureza; Existem um conjunto de aprendizagens essenciais que podem serem desenvolvidas na Horta. A Horta serve de impulso para diversos projetos de educação ambiental. Neste espaço faz-se a reciclagem de resíduos orgânicos no processo de compostagem. Para a rega, utiliza-se de forma racional a água que resulta do aproveitamento das chuvas para regar. Os produtos que são biologicamente cultivados e colhidos na Horta servem para que os alunos percebam a origem dos alimentos, e por esta via, que eles compreendam o valor nutricional dos alimentos e consequentemente, promoção de hábitos alimentares saudáveis.
De modo a melhorar, para este ano letivo, está projetado um sistema de rega automático, onde os alunos, em conjunto com os professores da área técnica, irão construir/implementar um mecanismo automático de rega.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.epa.edu.pt/pt/projetos/eco-escolas https://www.facebook.com/epaaveiro/videos/268993421585520 https://www.facebook.com/page/209830792372785/search/?q=t%C3%A1%20na%20horta https://www.facebook.com/epaaveiro/photos/a.438127226209806/5234367396585