Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Centro Educativo dos Olivais (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta desde 2010.

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação Tecnológica – Operador/a de Jardinagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

4

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelos formandos que integram o curso de Operador/a de Jardinagem conjuntamente com a formadora. Como o grupo é constituído por poucos jovens, poucos contribuem na manutenção da mesma, executando mondas, sachas, rega, etc.

7. Como é feita a preparação do solo?

Após a instalação dos canteiros, executados com madeira provenientes de paletes, foi feita a limpeza de ervas infestantes existentes no solo e o mesmo foi mobilizado com recurso a enxadas. Posteriormente, colocou-se solos/ composto resultante da compostagem, numa camada de cerca de 30 cm. Misturou-se substrato de origem vegetal, biológico e incorporou-se nos primeiros 15 cm e regularizou-se a superfície do solo com auxílio de ancinhos. Seguidamente, procedeu-se à plantação das diferentes espécies hortícolas, com auxilio de plantadores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com recurso aos resíduos vegetais retirados na manutenção dos espaços verdes do Centro Educativo dos Olivais, nomeadamente, na limpeza de folhas secas, flores, relva, material resultante da poda de árvores e arbustos e posteriormente triturados e restos da horta.
Na zona da horta existem três compostores plásticos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cebola, couve, curgete, batata doce, tomate, espinafre, morango, salsa, cebolinho, coentros, hortelã, chicória, girassol, arroz (experiência), alface/ cebola/ couve - consociação.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface - 12 kg
Chicória - 2 kg
Couve - 3 kg
Morango - 500 g
Salsa - 600 g
Coentros - 450 g
Curgete - 1 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são disponibilizados aos funcionários e o excedente é entregue na cozinha para integrar as ementas dos jovens.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feito o aproveitamento da água da chuva em recipientes plásticos e posteriormente essa água é utilizada para a rega da horta. Habitualmente, a rega é efetuada em dias alternados, mas adaptamos a frequência em função das condições atmosféricas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação visual, semanalmente. O controlo de pragas e doenças quando necessário, é feito com recurso a macerados (urtiga, alho, etc.), pulverização de inseticida natural à base de sabão azul, utilização de consociações e de plantas aromáticas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

- Organização da horta em canteiros de madeira, coloridos, com diferentes alturas e formas, tornando a horta visualmente mais atrativa e dinâmica.
- Percurso permeável, revestido com gravilha.
- Elemento identificador da horta/ elemento escultórico em cerâmica, pintado e vidrado, elaborado pelos formandos nas aulas de cerâmica conjuntamente com o professor.

15.1. Link para a página da horta: