Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta é uma mais valia para toda a comunidade escolar. Da horta das ervas aromáticas já retiramos orégãos e tomilho que desidratamos e fornecemos para a cantina da escola e para alguns colegas. Além disso num "workshop vegan" realizado na escola, também usamos as ervas aromáticas da nossa horta.
No dia do agrupamento o nosso clube fez uma feira onde se vendeu ervas aromáticas da horta desidratadas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Há um escalonamento semanal para a rega na época de primavera/verão.
Participa também nesta manutenção e nas regas a turma G do 8º ano.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
. 5Kg de ervilhas.
. 6 pés de alfaces (2Kg)
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Serem confecionados na cantina da escola, onde todos os podem saborear.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nesta aula os alunos conheceram algumas ervas daninhas e foi-lhes ensinado com retira-las. Explicou-se como regar determinados produtos hortícolas, nomeadamente o tomateiro, que tem de ser regado ao pé.
Explicou-se como proceder à fertilização da horta e incentivou-se a construção de hortas caseiras.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Neste momento as ervilhas estão no auge da sua produção e a cantina tem feito carne estufada com ervilhas de quebrar.
Os alunos da Educação Inclusiva também efetuaram plantações na horta biológica e realizaram uma vez a sua manutenção.
15.1. Link para a página da horta: