Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Sec. D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

Finalmente - chegou a terra
Finalmente - chegou a terra
Inicio do enchimento dos canteiros pelas turmas do 8º ano
Inicio do enchimento dos canteiros pelas turmas do 8º ano
Enchimento dos canteiros pelas turmas do 8º ano
Enchimento dos canteiros pelas turmas do 8º ano
Terminou o trabalho, por hoje!
Terminou o trabalho, por hoje!
Alguns canteiros já cheios!
Alguns canteiros já cheios!
O indispensável apoio do Sr Rodrigues (Assistente Operacional)
O indispensável apoio do Sr Rodrigues (Assistente Operacional)

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Construída este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Embora tenha havido contactos com com a Associação de Pais com o objetivo de obter a terra necessária, não houve mais envolvimento dos pais. A construção da Horta demorou mais que o previsto, exatamente pela demora na chegada da terra!

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos do Curso Profissional de Manutenção Industrial trabalharam com muita responsabilidade e empenho na construção dos canteiros, pondo em prática as suas aprendizagens;
Os alunos do 8ºano de Ciências Naturais e de 11º ano de Geografia, encheram os canteiros com terra e procederam às primeiras plantações.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas disciplinas de Ciências Naturais e Geografia, os alunos fazem a manutenção e a rega, assim como novas plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos fazem a manutenção uma vez por semana, assim como a rega, nos períodos em que está maior calor. A fertifização foi feita com recurso a composto produzido na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos da cantina e da cozinha pedagógica.
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid023pSXiQNTdfDizUqj5eQgEZ9CyuooR5M2BcNN6eUAQKdtKZXKYt5KCksqV1w8T5kal&id=100024792433282

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve galega, alfaces, cebolo, batata doce, salsa, courgetes.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Trata-se de uma horta recente. As primeiras culturas foram plantadas apenas em abril! Ainda não houve produção. As primeiras alfaces estão a surgir!

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Pretende-se que sejam utilizadas na cozinha pedagógica.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita com regador, no pé das plantas, nos períodos em que está mais calor!

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente. Mas ainda não houve qualquer situação uma vez que as culturas têm pouco tempo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

IMPORTANTE
A horta foi o resultado de um esforço gigantesco que iniciou há três anos! Pela impossibilidade de cavar no solo (devido à presença de tubos), no ano passado houve uma candidatura ao Orçamento Participativo, para se obter financiamento, para a aquisição do material dos canteiros!
Este ano, os canteiros foram construídos pelos alunos do Curso Profissional de Manutenção Industrial.
Conseguir terra, foi um obstáculo imenso, conseguido graças a um mecenas que disponibilizou mas dentro das suas possibilidades: a terra chegou apenas em março!
Imediatamente começaram os trabalhos de a transportar para dentro dos caixotes, mas a tarefa só estaria concluída, no início do 3º Período escolar;
Só em finais de abril, foi possível proceder às primeiras plantações!
Todos os envolvidos foram uns heroís! Finalmente "Habemus horta!"

15.1. Link para a página da horta: