Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

Menos de 50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais/ Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O contacto dos alunos/professores/técnicos operacionais nas tarefas da horta proporciona troca de saberes e o contacto com a terra. Os legumes da hortas são utilizados para a confeção de sopas e saladas na cantina da escola e os frutos colhidos são oferecidos aos alunos. Com a venda dos legumes junto da comunidade escolar são compradas novas plantas e ou sementes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma vez por mês os alunos/professores deslocam-se à horta para fazerem a manutenção (remoção de ervas daninhas, plantação e sementeira de novas culturas). Os técnicos operacionais, sempre que possível, orientam e colaboram nestas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é sachado superficialmente, removem-se as ervas daninhas (colocadas posteriormente no compostar) e a fertilização é feita com o composto obtido no compostor e ainda com a utilização da borra de café do bar da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos vegetais resultantes da limpeza da horta/pomar e jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas são hortícolas: alface, pencas, repolho, bróculos, cebolo, favas, cenouras, pimento tomate, feijão verde, alho, ervas aromáticas...
As consociações instaladas são ervas aromáticas no mesmo espaço do que as couves e as alfaces

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface - 10 kg, pencas 15 Kg, repolho 5 kg, bróculos 2 kg, cebolo 5 kg, favas - 10 kg, cenouras- 2 kg, (pimento, tomate, feijão verde, alho, couves) - ainda em desenvolvimento, ervas aromáticas - 10 molhinhos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda à comunidade educativa
Confeção de sopa (1 por período) na cantina da escola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada somente nos meses de maior calor, durante as primeiras horas da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não se têm verificado grande propagação de pragas nem de doença, por isso não tem sido necessário a utilização de qualquer estratégia de combate. No entanto, por vezes aparecem alguns caracóis que são combatido com uma solução de vinagre diluído em água. Para impedir que as aves comam as hortícolas são colocadas redes de proteção e alguns espantalhos para as afastar.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Venda esporádica à comunidade educativa dos produtos cultivados

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeciona-se uma sopa por período na cantina da escola com recurso aos legumes da horta (utentes da cantina)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realiza-se uma aula por mês com os alunos de uma turma
Uma vez por mês os alunos/professores deslocam-se à horta para fazerem a manutenção ( remoção de ervas daninhas, plantação e sementeira de novas culturas). Os técnicos operacionais, sempre que possível, orientam e colaboram nestas tarefas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Venda de excedentes à comunidade educativa quando se verifica a existência de excedentes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O solo era muito pobre, baldio e foi necessário pedir ajuda ao parceiro -LIPOR para nos oferecer composto para enriquecer o solo. A partir daí as culturas passaram a desenvolver-se melhor.
A horta localiza-se num pequeno espaço atrás de um muro que lhe provoca sombra a maior parte do dia- a exposição solar não a melhor.

15.1. Link para a página da horta: