Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Miquelina Pombo (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de dez anos (intermitente)

2. Área aproximada da horta (m²):

Pequena aproximadamente 50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Como somos do 1º ciclo e pré, são todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No pedido de sementes e plantas para semear.
No próprio cultivo.
Na compra dos produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O conhecer como se planta e como são os alimentos que eles comem.
Aprender a respeitar o espaço da horta, não o pisando e aconselhando outros alunos a não o fazer.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em 5 talhões (1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e prés).
Cada grupo de professores do ano organizam-se entre si para a realização das tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpo, arado, fertilizado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Nota: foi pedido inúmeras vezes à CMA.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas (suculentas), legumes (couves,cenouras, alfaces), frutos (morangos).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para confecionar saladas, bolos saudáveis e venda aos E.Educação.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nesta altura do ano com rega dia sim, dia não mas não muito demorada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas de aprendizagem na horta.
Venda de produtos aos E:Educação.
Culinária na sala com produtos da horta (saladas, bolos, sandes).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

E a confeção de sopas ou saladas nas salas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feira da escola onde se vendem os produtos semeados, para reverter para o próximo ano.
Venda após a recolha dos produtos da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: