Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardins de Infância de Fazendas de Almeirim (Almeirim)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Horta JI Paço dos Negros
Horta JI Paço dos Negros
Horta JI Fazendas De Almeirim
Horta JI Fazendas De Almeirim
Horta JI Fazendas De Almeirim
Horta JI Fazendas De Almeirim
Horta JI Fazendas De Almeirim
Horta JI Fazendas De Almeirim
Horta JI Raposa
Horta JI Raposa
Horta JI Paço dos Negros
Horta JI Paço dos Negros

horta em março

Horta JI Fazendas de Almeirim- plantação
Horta JI Fazendas de Almeirim- plantação
Horta JI Fazendas de Almeirim- plantação
Horta JI Fazendas de Almeirim- plantação
Horta JI Fazendas de Almeirim- plantação
Horta JI Fazendas de Almeirim- plantação
Horta JI Fazendas de Almeirim- plantação
Horta JI Fazendas de Almeirim- plantação
Horta JI Paço dos Negros- plantação
Horta JI Paço dos Negros- plantação
Horta JI Paço dos Negros- plantação
Horta JI Paço dos Negros- plantação

horta em maio

Horta JI PN
Horta JI PN
Horta JI Raposa- colheita
Horta JI Raposa- colheita
Horta JI Raposa- colheita/preparação
Horta JI Raposa- colheita/preparação
Horta JI PN- cebolas
Horta JI PN- cebolas
Horta JI Centro Escolar Fazendas de Almeirim
Horta JI Centro Escolar Fazendas de Almeirim

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

JI Raposa- fazem todos os anos utilizando recipientes como por exemplo alguidares, garrafões; JI Paço dos Negros -3º ano com uma estrutura feita para a horta; JI Fazendas de Almeirim - desde a construção da escola.

2. Área aproximada da horta (m²):

Entre 2 a 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-Escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

94

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com a contribuição de sementes/plantas para cultivo. Sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Partilha de saberes entre as gerações, nas crianças - perceberem como é a germinação/crescimento, que é necessário esperar para que se possa colher os legumes, entre outros, para a sua alimentação e que requerem cuidados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas existia um responsável pela horta, que escolhia um ajudante, e tinham como tarefa observar o estado das plantas - se precisavam ser regados, o seu crescimento/desenvolvimento e se podiam ser colhidos.

7. Como é feita a preparação do solo?

As ervas sempre que surgem são retiradas pelas crianças; não se fez o processo de fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos da fruta/cascas dos lanches das crianças, folhas das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cebolas, batatas, morangos, feijão, abóbora
girassóis

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

500g a 1,5kg dependendo da área.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram consumidos nos refeitórios das escolas

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que necessário, utilizando a água que fora recolhida.
Perante os grandes períodos de ausência de chuva foi necessário recorrer à água de rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que o responsável vai ver a horara

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As crianças após a colheita das alfaces, lavaram e arranjaram para o almoço.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem permitido a responsabilidade, sensibilizar para os cuidados com a saúde - não utilizar produtos químicos na produção e prevenção de pragas. O incentivo para a criação da sua horta em casa.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/jiecoescolas_2122/vhg5kxu9uzuap488