Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

setembro 2020/2021

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia, Ciências da Natureza, Físico-química, disciplinas do Curso de Profissional de Saúde

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A produção da estufa está a ser monitorizada e diversificada com vista a melhorar a sua capacidade de produção. As famílias são envolvidas na medida em que participam solidariamente com a troca de produtos, que os seus filhos levam para casa, por bens alimentícios.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade escolar recorre aos produtos biológicos da estufa tanto ao nível de vegetais prontos para consumo como por procura de aromáticas em fase de alfobre. Os alunos estão mais despertos para as técnicas de produção da estufa sendo mais participativos e aumentando as suas visitas à estufa para regas mais sistemáticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada peloas professores da equipa eco-escolas, alunos do clube eco-escolas e pelos alunos dinamizadores com os seus professores consoante o horário das diferentes disciplinas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo dos canteiros é feita com muita regularidade, a mobilização do solo para arejamento é de periocidade quinzenal e a fertilização é feita com fertizante biológico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada num compostor de madeira no exterior da estufa. Foi oferecido à escola pela Associação ZERO e tem o seu funcionamento tem sido monitorizado. Para o composto tem sido encaminhados os resíduos orgânicos da cantina, da sala de professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas realizadas até ao momento foram: ervilhas, favas, beterrabas, couves, cenouras, vinha, morangueiros, pimentos, alfaces, pepinos.
As condições na estufa são muito especiais ao nível da temperatura e humidade pelo que as diversidade de culturas tem o intuito de estudar o crescimento das diferentes especíes e optimizar a produção por ajuste às condições que proporciona.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com recurso a regador com regularidade pelo facto de ser uma estufa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita monitorização de pragas e doenças por observação direta aquando da rega diária.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

A praga que se abateu sobre as couves dizimou a cultura num estágio primário de crescimento. A praga de afídeos nas favas foram combatidos com uma solução de água com urtigas(24 horas de molho) tendo havido bons resultados.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não aplicável

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas de Ciências naturais na Horta:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Banca de trocas de produtos:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ebsoecoescolas/photos/pcb.472555511122928/472555307789615/