Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB 2,3 do Alto do Lumiar (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta proporcionou uma onda de motivação e disponibilização dos alunos para participar na realização da mesma. Estes demonstram mais empenho e empreendedorismo no dia-a-dia escolar.
Permitiu ainda a valorização do trabalho de equipa, o respeito pelos espaços verdes e a compreensão da origem dos produtos hortícolas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Um dos aspetos mais importantes da Agricultura Biológica é o facto de se considerar o solo como um sistema vivo, ativo e com influência decisiva sobre as plantas. Assim, há que preservar todos os seus componentes, bióticos e abióticos, e, se possível, melhorá-los.
Nas interações solo – planta – animais - ser humano - meio ambiente estabelece-se um equilíbrio dinâmico, com modificações lentas para que este se mantenha. Neste sentido, torna-se muito importante: o planeamento de rotações adequadas; a gestão da matéria orgânica; e o sistema de mobilização do solo.
As plantas espontâneas ou infestantes tendem a ser removidas para se proceder à mobilização do solo. Esta foi realizada com o cuidado necessário, por forma a não danificar os seres vivos que utilizam o solo como habitat, pois também estes desempenham um papel fundamental nas culturas biológicas (solo vivo). Assim, evitou-se enterrar os organismos aeróbios e trazer à superfície outros, que entram em stresse com a luminosidade.
De seguida, procedeu-se à incorporação superficial de matéria orgânica (composto retirado do compostor da escola).
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Tomateiro + Manjericão
Alface + Cebola + Rabanete
Curgete + Milho + Feijão
Pepino + Pimenteiro
Outras culturas:
Aboboreira, Espinafre, Videira, Pereira, Marmeleiro
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
- Espécies e variedades apropriadas;
- Rotação, consociação (culturas hospedeiras de inimigos diferentes, utilização de plantas aromáticas, umas atrativas de auxiliares das culturas e outras repelentes das próprias pragas);
- Fertilização das culturas (adubação verde, palhagem, utilização de composto);
- Proteção dos auxiliares / limitação natural (existência de áreas de compensação ecológica ou sebes vivas, atrativas para insetos predadores de alguns inimigos das culturas, instalação de abrigos para aves).
Durante o desenvolvimento das culturas é obrigatória uma observação cuidada das mesmas, por forma a monitorizar o aparecimento de pragas e/ou doenças. Se, apesar das medidas preventivas adotadas, alguma praga ou doença se instalar, depois de analisar cuidadosamente do que se trata, poderão ser aplicadas medidas de luta direta, tais como:
- atrativos alimentares para captura em massa de pragas;
- pulverizar as culturas com chorume, extrato fermentado ou decoção de urtiga e/ou de cavalinha;
- pulverizar as culturas com água de sabão (solução bastante diluída de sabão azul).
As plantas doentes são destruídas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foi feita a recolha manual das pragas, levantamento de proteções (redes) e criação de armadilhas (cinzas junto das culturas atacadas) , bem como utilização de espantalhos.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Em relação à comunidade, existe o reconhecimento de que as atividades na horta têm ajudado a motivar os alunos para a escola e também a aumentar-lhes a variedade de conhecimentos que uma escola pode facilitar.
Em relação aos professores, as formações permitem-lhes conceber atividades pedagogicamente saudáveis para desenvolver com os alunos num meio socialmente difícil.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Em relação à comunidade, existe o reconhecimento de que as atividades na horta têm ajudado a motivar os alunos para a escola e também a aumentar-lhes a variedade de conhecimentos que uma escola pode facilitar.
Em relação aos alunos, além do anteriormente referido, permite-lhes também ocupar os tempos livres com atividades pedagogicamente saudáveis num meio socialmente difícil.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
É uma infra-estrutura que potencia o ensino-aprendizagem, tanto em atividades letivas, como em atividades extracurriculares.
Tem como tema orientador as relações entre o Homem e o Meio, explorando as diferentes relações entre o Homem e a Natureza, nomeadamente a aprendizagem de técnicas tradicionais e ambientalmente responsáveis de trabalhar.
15.1. Link para a página da horta: