saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há vários anos mas este ano tivemos de mudar o local pelo que a estamos a fazer do princípio
2. Área aproximada da horta (m²):
8( para ir aumentando...)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Tutorias, CN, ET
3.3. N.º de alunos envolvidos:
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Para já não envolvemos as famílias, ainda nos encontramos numa fase muito inicial, no entanto solicitamos alguns conselhos a pais que tivessem hortas....
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos gostam muito de lá ir e participar nas várias atividades, na rega, plantações, manutenção, etc
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Repartem-se entre os vários professores e respetivos alunos e outros que andem por perto e desejem participar.
7. Como é feita a preparação do solo?
Ainda não tivemos que o fazer... Os canteiros encheram-se com substrato cedido à escola, pelo que ainda não houve necessidade de enriquecer o solo. Porém, temos um compostor que já está a funcionar.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Iniciamos com um novo compostor- com castanhos, restos de fruta e de legumes, da cozinha da escola, e verdes( da jardinagem do jardim da escola)
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
absinto + tomateiros + courgetes+ oregãos, cebolinho + acelgas, capuchinhas + amores perfeitos, alecrim +couves, hortelã pimenta + couves, beringelas + tomilho e pimenteiros ...
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Começamos apenas em março a plantar... e uma vez que os patos da escola " atacaram" algumas plantas logo no início, apenas algumas têm algum tamanho.
A horta ainda tem poucas plantas e ainda não fizemos recolhas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Face ao atrás descrito ainda não se produziu em quantidade suficiente para dar qualquer destino, sobretudo na escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Entre os professores e alguns alunos. Nos períodos de férias serão os funcionários.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Através da observação constante das plantas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Apenas os patos as "saborearam"... Arranjamos proteções, com canas, nos canteiros para as proteger.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Patos mudos.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nas aulas recorre-se ao espaço para observação de animais do solo, plantas e características...
Atividade 2:
Descrição:
Observação das plantas, diferentes estruturas, seu desenvolvimento...
Atividade 3:
Descrição:
Limpezas do espaço com a recolha de resíduos e respetiva monitorização e contagem, sensibilização para a questão dos resíduos no chão...
15. Outros aspetos de realce da horta:
Sendo um espaço tratado essencialmente por alunos com Apoio Tutorial Especifico é evidente que veio contribuir para uma maior ligação ao espaço escola.
15.1. Link para a página da horta: