Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há vários anos mas este ano tivemos de mudar o local pelo que a estamos a fazer do princípio

2. Área aproximada da horta (m²):

8( para ir aumentando...)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Tutorias, CN, ET

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Para já não envolvemos as famílias, ainda nos encontramos numa fase muito inicial, no entanto solicitamos alguns conselhos a pais que tivessem hortas....

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos gostam muito de lá ir e participar nas várias atividades, na rega, plantações, manutenção, etc

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Repartem-se entre os vários professores e respetivos alunos e outros que andem por perto e desejem participar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Ainda não tivemos que o fazer... Os canteiros encheram-se com substrato cedido à escola, pelo que ainda não houve necessidade de enriquecer o solo. Porém, temos um compostor que já está a funcionar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Iniciamos com um novo compostor- com castanhos, restos de fruta e de legumes, da cozinha da escola, e verdes( da jardinagem do jardim da escola)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

absinto + tomateiros + courgetes+ oregãos, cebolinho + acelgas, capuchinhas + amores perfeitos, alecrim +couves, hortelã pimenta + couves, beringelas + tomilho e pimenteiros ...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Começamos apenas em março a plantar... e uma vez que os patos da escola " atacaram" algumas plantas logo no início, apenas algumas têm algum tamanho.
A horta ainda tem poucas plantas e ainda não fizemos recolhas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Face ao atrás descrito ainda não se produziu em quantidade suficiente para dar qualquer destino, sobretudo na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Entre os professores e alguns alunos. Nos períodos de férias serão os funcionários.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da observação constante das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Apenas os patos as "saborearam"... Arranjamos proteções, com canas, nos canteiros para as proteger.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Patos mudos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nas aulas recorre-se ao espaço para observação de animais do solo, plantas e características...

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Observação das plantas, diferentes estruturas, seu desenvolvimento...

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Limpezas do espaço com a recolha de resíduos e respetiva monitorização e contagem, sensibilização para a questão dos resíduos no chão...

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Sendo um espaço tratado essencialmente por alunos com Apoio Tutorial Especifico é evidente que veio contribuir para uma maior ligação ao espaço escola.

15.1. Link para a página da horta: