Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Cristelo (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

AVD - Atividades da vida diária

3.3. N.º de alunos envolvidos:

2

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaborando na obtenção de sementes e plantas, sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aulas de campo, onde os professores levam as turmas, para explorar conteúdos relacionados com a disciplina. Utilização de produtos na eco-cozinha pedagógica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O professor que leciona a disciplina AVD coordena todas as tarefas a desenvolver com os alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado e mobilizado manualmente com incorporação de material orgânico proveniente da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Toda a matéria verde resultante da Ecovia da escola e dos resíduos orgânicos provenientes do bar, cantina e Cozinha Pedagógica são encaminhados para a pilha de compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cenoura e cebola; espinafre e feijão; couve e ervilhas; couve e favas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 10 kg de hortícolas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Utilização dos produtos cultivados na Cozinha Pedagógica e pequenas vendas a professores.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando é possível utiliza-se água recolhida nos depósitos e há sempre alunos responsáveis para fazer a rega, sendo reforçada pelo professor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente a olho nu.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Verificou-se um ataque de afídeos nas favas quando as plantas estavam bem desenvolvidas e a criar frutos, foi feita uma aplicação de água com sabão.
Houve ataques de larvas de borboletas das couves mas não foram combatidas.
Surgiram , ainda, alguns escaravelhos mas dado o seu reduzido número não foi necessário qualquer intervenção.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Limpeza de ervas daninhas, retirada de pedras e materiais que estavam a mais/danificados na proteção da horta e correção do terreno.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Quando há legumes em boas condições para serem consumidos são preparadas sopas com um pequeno grupo de alunos (com NEE).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Todos os professores, de todas as disciplinas, têm a oportunidade de planificar aulas no exterior, na eco-via, nomeadamente na Horta Pedagógica.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: