Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Instituto Español "Giner de los Ríos" (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Projeto novo da escola

2. Área aproximada da horta (m²):

3m x 1m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

biologia e Cultura Científica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Por agora 3

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A ideia é envolver aos alunos aos poucos e, também aumentar a área de cultivo.
Os alunos do ciclo primario já demostraram curiosidade por a horta. Esperamos, com o tempo, mostrar-lhes o crescimento das plantas, como gerir uma horta de forma biológica e todo o que isso implica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As três alunas implicadas tratam da horta na companhia das professoras.Tratando da preparação do solo, a plantação, a rega e a investigação. As cinco aprendemos juntas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi remexida um bocado a terra, não mais de 10cm de profundidades, para não matar os componentes enriquecedores

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

ainda só plantamos alfaces ás quais queremos juntar cebolinho para assim equilibrar os nutrientes do solo

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

a rega é feita com uma mangueira com agua duma torneira perto da horta. Regamos cada semana

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não, como ainda começamos não temos pragas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Todos os nossos cultivos têm um acolchado feito com plantas aproveitadas do próprio terreno, para manter a humidade da terra.

O facto de que estamos agora a começar a nossa horta, limita o número de atividades que se realizam nela. Mas num futuro próximo, queremos vir a fazer atividades nela com as crianças de várias idades. Envolvendo, especialmente, as mais pequenas para aprenderem mais sobre o crescimento das plantas, como cuidar delas e como servem para ter uma alimentação saudável

15.1. Link para a página da horta:

Em breve no Instagram da escola: instagram.com/ielginerlisboa