Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação (Vagos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Horta de cerca de 40 m2, implantada num pomar com laranjeiras e limoeiros de mais de 1000 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Eco Agrícola, CIDES e Tecnologias da Restauração

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias envolveram-se neste projeto, cedendo as sementes e plantas utilizadas e também
transmitindo aos alunos alguns conhecimentos sobre modos/ técnicas de culturas (alguns pais são
agricultores e participam com os seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos dos cursos profissionais de Cozinha e Restauração Bar orientados pelos seus professores cultivaram várias espécies na horta biológica. Depois de colherem os produtos por si cultivados confecionaram compotas, prepararam sacos de infusões de ervas e sacos de ervas aromáticas para venderem.
Os produtos da horta são usados pelos alunos, dos referidos cursos, na cozinha pedagógica para criarem as suas ementas .
Os frutos do pomar quando colhidos são usados como sobremesa na cantina da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção foi feita pelos alunos dos cursos de Cozinha e Restauração/Bar acompanhados por dois professores. Depois do cultivo das várias espécies uma vez por semana foi feita a observação de culturas, arranque de infestantes e sacha.

7. Como é feita a preparação do solo?

1º Limpeza do solo.
2º Cava do terreno e fresagem.
3º Delimitação do espaço e plantação de uma sebe de alecrim pelo método de estacaria.
4º Colocação de composto e estrume.
5º Colocação das plantas e sementes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com materiais secos e verdes provenientes dos espaços exteriores da escola, cascas de ovos e ainda de borra de café do refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta foram semeadas 15 espécies de ervas aromática, espargos, abóboras, favas e ervilhas.
Foram plantadas batatas, 200 pés de morangos, 12 maracujás e 1 abacate.
Na horta existe um pomar com laranjas, tangerinas, kiwis e nêsperas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi colocada rega gota a gota, feita diariamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas é feita a observação das plantas e arranque de partes doentes. Uma a infusão de urtigas foi usada várias vezes para regar e borrifar as plantas cultivadas, servindo como fungicida e repelente de alguns insetos. Também, foi plantada de arruda no sentido de afugentar alguns insetos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A atividade da Horta para a Mesa realizada pelos alunos dos cursos profissionais de Cozinha e Restauração Bar orientados pelos seus professores. Estes cultivaram várias espécies na horta biológica. Depois de colherem os produtos por si cultivados confecionaram compotas, prepararam sacos de infusões de ervas e sacos de ervas aromáticas. Esta ação envolveu cerca de 20 alunos e 2 professores, durante todas as semanas deste ano letivo.
Com os produtos da horta ( batatas, favas, ervilhas e morangos) os alunos, dos referidos cursos, criaram e confecionaram várias ementas. Ao longo de quatro semanas, de abril e maio, e com o objetivo de divulgar este projeto cerca de 100 alunos do 9º ano foram presenteados com um almoço confecionado e servido pelos alunos dos cursos profissionais, usando os produtos da horta.


Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os frutos colhidos na horta foram usados na cantina da escola: 400 kg de laranjas, 120 kg de tangerinas, 20 kg de nêsperas e 25 kg de kiwis.

15.1. Link para a página da horta: