Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Infantário Universo dos Traquinas (Câmara de Lobos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A rega da horta é realizada habitualmente pelas crianças das salas de transição e de jardins de infância, 3 a 4 vezes por semana logo de manhã.
A colheita dos produtos hortícolas é realizada entre crianças, educadores e assistentes.
7. Como é feita a preparação do solo?
Quinzenalmente adubamos a terra através da pulverização de chá de casca de banana (rico em potássio).
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
1 kg aprox. de alecrim.
0.500kg aprox. de salsa.
5 kg de espinafres.
Os restantes produtos hortícolas : couve repolho, brócolos, beterrabas, ervilha torta, alface frisada (normal) e beringelas ainda encontram-se em produção.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
3 a 4 vezes por semana.
72 crianças, 4 educadoras e 10 assistentes.
Tem um grande impacto nas crianças pois conseguem acompanhar a evolução dos produtos plantados.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
2 vezes por ano.
36 crianças, 2 educadoras e 6 assistentes.
O maior impacto desta atividade é sem dúvida as crianças poderem ver, explorar, preparar os produtos hortícolas e posteriormente provar a sopa.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
-Alface frisada roxa (da nossa horta)
-Alecrim (da nossa horta)
-Outros produtos cedidos pela comunidade.
20 crianças, 2 educadoras e 4 assistentes.
O maior impacto desta atividade incide nos pais que estão cada vez mais despertos para a aquisição de produtos biológicos.
(não existem registos fotográficos)
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: