Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Infantário Universo dos Traquinas (Câmara de Lobos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 12 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Menor do que 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Não existem disciplinas no infantário.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

94

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais participam através da aquisição dos produtos hortícolas produzidos ao longo do ano. As famílias não participaram mais, devido às contenções decorrentes do Covid-19.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças gostam de acompanhar a evolução das suas plantações, adoram regar a horta, mostrar os resultados aos pais e de degustar os produtos hortícolas no momento da refeição no infantário(sopas e saladas).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A retirada das ervas daninhas é habitualmente realizada na primeira semana de cada mês entre educadoras e assistentes.
A rega da horta é realizada habitualmente pelas crianças das salas de transição e de jardins de infância, 3 a 4 vezes por semana logo de manhã.
A colheita dos produtos hortícolas é realizada entre crianças, educadores e assistentes.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente a terra foi cavada, foram retiradas as ervas daninhas, adicionamos à terra substrato universal e procedemos ao plantio.
Quinzenalmente adubamos a terra através da pulverização de chá de casca de banana (rico em potássio).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve - alecrim e menta

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3kg aprox. (9 unidades) de alface frisada roxa.
1 kg aprox. de alecrim.
0.500kg aprox. de salsa.
5 kg de espinafres.
Os restantes produtos hortícolas : couve repolho, brócolos, beterrabas, ervilha torta, alface frisada (normal) e beringelas ainda encontram-se em produção.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são utilizados para a confeção de sopas e saladas no infantário e outros produtos são adquiridos pelos pais.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

3 a 4 vezes por semana logo de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que vamos à horta regar monitorizamos pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pragas lesmas e caracois. Combate : foram retirados possíveis esconderijos e colocadas cinzas de madeira.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Regar e cavar a horta.
3 a 4 vezes por semana.
72 crianças, 4 educadoras e 10 assistentes.
Tem um grande impacto nas crianças pois conseguem acompanhar a evolução dos produtos plantados.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas com as crianças.
2 vezes por ano.
36 crianças, 2 educadoras e 6 assistentes.
O maior impacto desta atividade é sem dúvida as crianças poderem ver, explorar, preparar os produtos hortícolas e posteriormente provar a sopa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feira de produtos hortícolas para a comunidade educativa (1 vezes por mês ):
-Alface frisada roxa (da nossa horta)
-Alecrim (da nossa horta)
-Outros produtos cedidos pela comunidade.
20 crianças, 2 educadoras e 4 assistentes.
O maior impacto desta atividade incide nos pais que estão cada vez mais despertos para a aquisição de produtos biológicos.
(não existem registos fotográficos)

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Verificamos ao longo deste ano letivo que a horta necessita de uma intervenção mais a fundo, pois a terra está demasiado compacta por ser um terreno argiloso e necessita de ser adubado pois encontra-se com alguma escassez de nutrientes. Uma consequência destas condições do terreno é que o crescimento das nossas plantações foi e está a ser muito lento.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/universodostraquinas.infantario