Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

47 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

137 (todos)

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente, na colheita de alguns produtos da horta (couves, alfaces, hortelã,...) que os alunos levam para casa e no fornecimento de algumas sementes e plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A nossa horta é pequena, procuramos diversificar os produtos, mas produzimos em pequenas quantidades, insuficientes para serem vendidos por isso, normalmente, são canalizados para o nosso refeitório ou entregues a alguns alunos.
De um modo geral, com a nossa horta biológica, pretendemos que os alunos façam para aprender, aprender a cuidar, a conhecer e a respeitar. Assim, podemos considerar que a divulgação das atividades desenvolvidas na horta e as aprendizagens realizadas e “levadas” pelos alunos para o exterior, são o principal impacto da nossa horta na comunidade e nos alunos.
Mais especificamente, através das atividades práticas regulares e orientadas, a horta biológica proporcionou aos alunos a oportunidade de:
- Conhecer o ciclo de vida de plantas utilizadas na nossa alimentação (sementeira, germinação, plantação, manutenção, colheita, recolha de sementes para fazer novas sementeiras nas épocas adequadas...) e compreender a importância de respeitar esse ciclo natural, sem o “apressar” através de produtos químicos.
- Conhecer plantas aromáticas, a sua importância na horta biológica e a sua utilização em culinária, nomeadamente na aromatização de pratos regionais e em chás.
- Aprender técnicas de agricultura biológica.
- Conhecer as vantagens da agricultura biológica e do consumo dos produtos biológicos.
- Desenvolver valores e atitudes que promovam a sustentabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início de cada período letivo, a Coordenadora Eco-Escolas reúne com o representante da Câmara Municipal de Évora no Conselho Eco-Escolas, (Engenheiro João Martins) que também nos apoia na manutenção da horta, para elaborar uma calendarização das principais atividades a desenvolver, de acordo com a sazonalidade (colheitas, sementeiras, plantações...). Em seguida, esta calendarização é divulgada em todas as turmas. Cada turma faz a sua inscrição numa ou em mais atividades, de acordo com os seus interesses e as planificações das várias disciplinas. Esta calendarização é depois afixada no painel eco-escolas. Nas inscrições, normalmente é tida em conta a articulação curricular e a diversificação de atividades realizadas por cada turma.
Para as atividades de rotina (regar, mondar as ervas, sachar...) é feita uma distribuição semanal, por turma, para o ano letivo e que também é afixada. A organização dos grupos dentro de cada turma é da responsabilidade do professor titular e dos alunos, em conselho de turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

A primeira limpeza e preparação do solo, no início do ano letivo, é habitualmente da responsabilidade dos alunos do 4º Ano, com a orientação e supervisão do Engenheiro João Martins.
Ao longo do ano, a manutenção depende das culturas e das inscrições das turmas nas diferentes atividades.
Algumas culturas, como por exemplo a sementeira das favas e das batatas, são feitas em “manta suja”, em que as ervas e restos de culturas anteriores não são retiradas, ficam tapadas com a terra ao abrir os regos para as novas culturas e funcionam como fertilizantes.
Procura-se que de um ano para o outro as culturas sejam rotativas, por exemplo, no espaço onde no ano anterior se cultivaram batatas, este ano cultivam-se favas, para fixar o azoto e adubar naturalmente o solo. Este ano, voltámos a semear tremoços com a mesma finalidade.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Como nos anos anteriores, continuamos a utilizar os dois espaços que se destinam apenas a compostagem de folhas das árvores, que são imensas no outono pois temos muitos plátanos junto à escola e outras árvores de folha caduca no pátio da escola, ramos que se cortam, ervas da limpeza dos canteiros,...
Este ano, no início de maio, após a participação da Coordenadora Eco-escolas no webinar “Compostagem nas escolas: como abordar o assunto em sala de aula”, começámos a utilizar o “compostor de jardim” adquirido no ano anterior (compostagem termofílica), onde colocamos matéria húmida proveniente da cozinha e dos lanches dos alunos - cascas de batatas, de cenouras, de fruta, restos de alfaces, couves...- e matéria seca – folhas secas, pequenos paus, cartão das caixas dos ovos utilizados na cozinha...
Como o tempo não foi suficiente, este ano ainda não foi retirado nenhum composto para colocar na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Normalmente, as culturas são de acordo com a época do ano.
No presente ano letivo fizemos as seguintes culturas: alfaces, couves, nabiças, rabanetes, cenouras, batatas, pepinos, favas, tremoços, coentros, salsa, alho-francês, feijão-frade e batatas-doces.
Num dos canteiros, mantivemos o espaço das acelgas semeadas no ano anterior e que, este ano, surgiram espontaneamente.
Mantivemos do ano anterior as aromáticas: hortelã-comum, hortelã-pimenta, alecrim, sálvia, lúcia-lima, alfazema, manjerona, arruda e chá-príncipe.
Plantámos este ano: hortelã-chocolate, tomilho, tomilho-limão, segurelha, sálvia-tricolor e sálvia-limão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Como já referimos, a horta é pequena e produzimos pequenas quantidades.
As produções mais significativas foram, aproximadamente:
- 30Kg de batatas-doces
- 20Kg de baratas comuns
- 4kg de acelgas
- 10Kg de favas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São frequentemente utilizados para a confeção de refeições servidas no refeitório da escola.

Pontualmente, são doados a alunos mais carenciados.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega realiza-se com água da rede pública, sempre nos períodos menos quentes do dia e só quando é necessário.
Utilizam-se frequentemente os regadores.
A água da lavagem dos legumes e frutas na cantina é utilizada para regar o laranjal.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização através da observação direta semanal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Para não haver ataques de pragas temos o canteiro das aromáticas com plantas que atraem os animais amigos da horta e ajudam a afastar os prejudiciais (hortelã-comum, hortelã-pimenta, hortelã-chocolate, salsa, alfazema, manjerona, alecrim, arruda, chá-príncipe, lúcia-lima, segurelha e sálvia).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não temos animais na escola, mas quando limpamos as folhas velhas das couves e das alfaces são sempre levadas por uma assistente operacional para dar às suas galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Consideramos como aulas quase todas as atividades realizadas em torno da horta porque são sempre planificadas, decorrem em horário letivo (curricular), com o acompanhamento dos professores das turmas, da coordenadora Eco-Escolas e do Engenheiro João Martins.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Damos também como exemplo de atividade em torno da horta a medição dos canteiros e o cálculo da área pelos alunos do 4ºB, a calendarização das atividades a desenvolver na horta no 1º período e inscrições de cada turma e constituição de grupos, numa das turmas (3º Ano) para as atividades de rotina ao longo do ano.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Todos os alunos manifestam muito interesse e entusiasmo por todas as atividades desenvolvidas em torno da horta. Assim, com alguma frequência, “acrescentamos” alguns momentos de atividades de rotina que não estavam previstos, tanto para premiar atitudes exemplares de alguns grupos como para evitar “tempos mortos” em que, normalmente, surgem conflitos porque os alunos estão muito tempo desocupados.

15.1. Link para a página da horta: