Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
De um modo geral, com a nossa horta biológica, pretendemos que os alunos façam para aprender, aprender a cuidar, a conhecer e a respeitar. Assim, podemos considerar que a divulgação das atividades desenvolvidas na horta e as aprendizagens realizadas e “levadas” pelos alunos para o exterior, são o principal impacto da nossa horta na comunidade e nos alunos.
Mais especificamente, através das atividades práticas regulares e orientadas, a horta biológica proporcionou aos alunos a oportunidade de:
- Conhecer o ciclo de vida de plantas utilizadas na nossa alimentação (sementeira, germinação, plantação, manutenção, colheita, recolha de sementes para fazer novas sementeiras nas épocas adequadas...) e compreender a importância de respeitar esse ciclo natural, sem o “apressar” através de produtos químicos.
- Conhecer plantas aromáticas, a sua importância na horta biológica e a sua utilização em culinária, nomeadamente na aromatização de pratos regionais e em chás.
- Aprender técnicas de agricultura biológica.
- Conhecer as vantagens da agricultura biológica e do consumo dos produtos biológicos.
- Desenvolver valores e atitudes que promovam a sustentabilidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Para as atividades de rotina (regar, mondar as ervas, sachar...) é feita uma distribuição semanal, por turma, para o ano letivo e que também é afixada. A organização dos grupos dentro de cada turma é da responsabilidade do professor titular e dos alunos, em conselho de turma.
7. Como é feita a preparação do solo?
Ao longo do ano, a manutenção depende das culturas e das inscrições das turmas nas diferentes atividades.
Algumas culturas, como por exemplo a sementeira das favas e das batatas, são feitas em “manta suja”, em que as ervas e restos de culturas anteriores não são retiradas, ficam tapadas com a terra ao abrir os regos para as novas culturas e funcionam como fertilizantes.
Procura-se que de um ano para o outro as culturas sejam rotativas, por exemplo, no espaço onde no ano anterior se cultivaram batatas, este ano cultivam-se favas, para fixar o azoto e adubar naturalmente o solo. Este ano, voltámos a semear tremoços com a mesma finalidade.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Este ano, no início de maio, após a participação da Coordenadora Eco-escolas no webinar “Compostagem nas escolas: como abordar o assunto em sala de aula”, começámos a utilizar o “compostor de jardim” adquirido no ano anterior (compostagem termofílica), onde colocamos matéria húmida proveniente da cozinha e dos lanches dos alunos - cascas de batatas, de cenouras, de fruta, restos de alfaces, couves...- e matéria seca – folhas secas, pequenos paus, cartão das caixas dos ovos utilizados na cozinha...
Como o tempo não foi suficiente, este ano ainda não foi retirado nenhum composto para colocar na horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No presente ano letivo fizemos as seguintes culturas: alfaces, couves, nabiças, rabanetes, cenouras, batatas, pepinos, favas, tremoços, coentros, salsa, alho-francês, feijão-frade e batatas-doces.
Num dos canteiros, mantivemos o espaço das acelgas semeadas no ano anterior e que, este ano, surgiram espontaneamente.
Mantivemos do ano anterior as aromáticas: hortelã-comum, hortelã-pimenta, alecrim, sálvia, lúcia-lima, alfazema, manjerona, arruda e chá-príncipe.
Plantámos este ano: hortelã-chocolate, tomilho, tomilho-limão, segurelha, sálvia-tricolor e sálvia-limão.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
As produções mais significativas foram, aproximadamente:
- 30Kg de batatas-doces
- 20Kg de baratas comuns
- 4kg de acelgas
- 10Kg de favas
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Pontualmente, são doados a alunos mais carenciados.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Utilizam-se frequentemente os regadores.
A água da lavagem dos legumes e frutas na cantina é utilizada para regar o laranjal.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: