Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica e Secundária de Rio Tinto (Gondomar)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- Anualmente quando se podam as plantas aromáticas e se oferece aas sobras da poda para plantarem.
- Ocasionalmente quando nos oferecem plantas para a horta (Morangueiros, xuxus, espinafres, ...) e quando recebem plantas da horta (sobrantes da poda).
- Anualmente quando se podam as plantas aromáticas e se oferece aas sobras da poda para plantarem.
- Anualmente quando divulgámos o filme sobre a horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O facto de se procurar ter a maior diversidade de plantas possível na horta faz com que os alunos aprendam a conhecer as plantas uma vez que a sua catalogação está, anualmente, a cargo dos professores de Ciências Naturais do 7.º ano e dos seus alunos
Depois desta fase os alunos mostram-se cada vez mais interessados em participar no Clube Eco-Escolas e em particular nos trabalhos da horta.
Os alunos da Educação Especial gostam muito de participar na manutenção da horta.
Os alunos de Biologia e Química em parceria com o Clube Ciência Viva da Escola fazem a análise do solo da horta e das espécies que lá existem.
Também são realizadas tarefas na horta no âmbito dos projetos Erasmus + relacionados com o ambiente.
Os assistentes operacionais e os docentes oferecem, muitas vezes, sementes e plantas para a horta. Os assistentes operacionais fazem a manutenção da horta durante os períodos de interrupções letivas e são particularmente importantes no Verão em que continuam a fazer as regas.
Ofereceram-se à comunidade escolar de 3 sopas com legumes da horta (dia mundial da alimentação; dia nacional da agricultura na escola- sopa de nabos e sopa da primavera - 21 de março).
Realização de lanches saudáveis na zona da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Depois os alunos e professores responsáveis semeiam e/ou plantam a horta.
Os alunos do 7.º ano e os professores de Ciências Naturais fazem a catalogação das plantas e as placas com o nome para colocar na horta.
A manutenção da horta é feita duas vezes por semana com os alunos do Clube.
No período mais quente é feita uma escala para a rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A Horta é regada no início da manhã ou ao fim do dia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis - com uma bordadura de cascas de ovos.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Foram realizadas duas feirinhas com os produtos da horta biológica a saber:
- Na semana europeia da prevenção dos resíduos (novembro)
- No dia da árvore (21 de março)
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: