Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária de Rio Tinto (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6

2. Área aproximada da horta (m²):

120

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Biologia e Geologia, Geografia, Física e Química, Educação Física e Educação Especial,

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Anualmente - realização de uma palestra em parceria com a LIPOR sobre e compostagem caseira com entrega de compostores aos encarregados de educação.
- Anualmente quando se podam as plantas aromáticas e se oferece aas sobras da poda para plantarem.
- Ocasionalmente quando nos oferecem plantas para a horta (Morangueiros, xuxus, espinafres, ...) e quando recebem plantas da horta (sobrantes da poda).
- Anualmente quando se podam as plantas aromáticas e se oferece aas sobras da poda para plantarem.
- Anualmente quando divulgámos o filme sobre a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A maior parte dos alunos quando chega à escola desconhece as plantas que se encontram na horta em particular as aromáticas.
O facto de se procurar ter a maior diversidade de plantas possível na horta faz com que os alunos aprendam a conhecer as plantas uma vez que a sua catalogação está, anualmente, a cargo dos professores de Ciências Naturais do 7.º ano e dos seus alunos
Depois desta fase os alunos mostram-se cada vez mais interessados em participar no Clube Eco-Escolas e em particular nos trabalhos da horta.
Os alunos da Educação Especial gostam muito de participar na manutenção da horta.
Os alunos de Biologia e Química em parceria com o Clube Ciência Viva da Escola fazem a análise do solo da horta e das espécies que lá existem.
Também são realizadas tarefas na horta no âmbito dos projetos Erasmus + relacionados com o ambiente.
Os assistentes operacionais e os docentes oferecem, muitas vezes, sementes e plantas para a horta. Os assistentes operacionais fazem a manutenção da horta durante os períodos de interrupções letivas e são particularmente importantes no Verão em que continuam a fazer as regas.
Ofereceram-se à comunidade escolar de 3 sopas com legumes da horta (dia mundial da alimentação; dia nacional da agricultura na escola- sopa de nabos e sopa da primavera - 21 de março).
Realização de lanches saudáveis na zona da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os membros do Clube Eco-Escolas no início de cada ano letivo avaliam o estado da horta, inventariam as sementes e os materiais que possuem e planeiam quais as culturas que se vão colocar na horta.
Depois os alunos e professores responsáveis semeiam e/ou plantam a horta.
Os alunos do 7.º ano e os professores de Ciências Naturais fazem a catalogação das plantas e as placas com o nome para colocar na horta.
A manutenção da horta é feita duas vezes por semana com os alunos do Clube.
No período mais quente é feita uma escala para a rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza (manutenção) é feita semanalmente pelos alunos e pelos professores responsáveis. As sobrantes vão para o compostor e as ervas daninhas vão para o contentor verde da Câmara. A mobilização do solo é feita manualmente e a fertilização é feita com o composto retirado do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as borras de café do bar da escola e com os sobrantes da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Pencas, favas, cebolas de inverno, feijão, batatas, cebolas, tomateiros, alface rocha e verde, ervilhas, alho francês, morangueiros, framboesas, maracujás, chuchu, curgetes, beterrabas, pimentos, batata doce, beringelas, rabanetes , brócolos , nabos e plantas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

pencas - 100 pés; favas- 10 kg; cebolas de inverno - 5 kg; feijão - 2 kg; batatas - 10 kg; cebolas 10 kg; tomateiros 10 kg; alface roxa e verde - 50 pés; ervilhas 0,5 kg; alho francês 50 pés: morangueiros - 0,5 kg; framboesas - 200 g; maracujás- 2 kg; chuchu - 20 kg; curgetes - 4 kg; beterrabas - 4 kg; pimentos 2-kg; batata doce - 5 kg, beringelas- 5 kg; rabanetes - 1 kg; brócolos- 5 kg ; nabos e grelos - 15 kg e plantas aromáticas secas para oferta e venda 20 frascos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Oferta para fazer sopas, oferta no dia dos Conselhos Eco-Escolas, oferta para fazer chás no bar, oferta de plantas e de sobrantes das podas. Feirinhas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água da chuva recolhida e gota a gota com os garrafões (sugestão do KiT Agro-Escolas 2021).
A Horta é regada no início da manhã ou ao fim do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas é feita semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolhos nas favas - com macerado de urtigas.
Caracóis - com uma bordadura de cascas de ovos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Hotel de insetos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram confecionadas três sopas "temáticas" ao longo do ano letivo. A primeira em outubro que foi uma das atividades para comemorar o Dia Mundial da Alimentação . Depois no dia 10 de dezembro, dia Nacional da Agricultura da Escola, foi confecionada uma sopa de nabos que é típica no concelho de Gondomar. Por fim, foi confecionada a sopa da Primavera, no dia 21 de março. Para cada sopa os alunos foram buscar os legumes à horta, fizeram a sua limpeza e corte, as sopas foram cozinhadas na cantina da escola e servidas a toda a comunidade escolar gratuitamente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feirinhas:
Foram realizadas duas feirinhas com os produtos da horta biológica a saber:
- Na semana europeia da prevenção dos resíduos (novembro)
- No dia da árvore (21 de março)

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Realizou-se no dia mundial da alimentação um lanche ecológico na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/sandramarques4/ecoescolaAERT3