Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos (desde o ano letivo 2018 - 2019).

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

TIC e CN

3.3. N.º de alunos envolvidos:

5

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Valorização dos produtos cultivados na horta com alimentos frescos, saudáveis e saborosos; os quais devem fazer parte da nossa alimentação diária, anulando o uso de fertilizantes e de pesticidas, prejudiciais à saúde e ao ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma envolvida desloca-se ao espaço da horta uma vez por semana, conforme o tempo estabelecido no horário da turma / aluno e de acordo com as condições climatéricas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo desde a limpeza, mobilização e fertilização é feita com utensílios manuais (pá, ancinho, enxada, foice, tesoura, etc.).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Variedade de legumes: fava, couve-galega, penca, alface, nabiça, pimento, alho-francês, cebola, pepino, cenoura, salsa e feijão-verde.
Ervas aromáticas: cidreira, alecrim, alfazema, erva-doce, sálvia e pelargonium-citronellum.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. De duas em duas semanas são verificados os legumes e o terreno para averiguar se existe alguma praga ou doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesmas, caracóis e moscas-brancas. O combate é feito pela utilização de inseticida biológico PRESA esporadicamente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

"Encontros com saúde com sopas e frutinhas" - atividade dirigida em particular aos pais e encarregados de educação, que pretende promover a participação ativa e construtiva dos mesmos na dinâmica do Agrupamento, assim como promover hábitos e práticas de vida saudáveis.
Os participantes são convidados a assistir a uma sessão de sensibilização, sendo no final todos convidados à degustação de sopas variadas e frutas / saladas de fruta.
Os alunos / crianças têm atividades paralelas a decorrer na Biblioteca Escolar durante a sessão de sensibilização.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

School 4 All - Projeto promovido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima. O tema do projeto desenvolvido na horta foi "Impacte das alterações climáticas na biodiversidade". Foi realizado um estudo de impacte ambiental das alterações climáticas do cultivo de alimentos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Projeto "Cultivo de plantas em substratos e sistemas de cultivo diferenciados (estudo comparativo)".
O projeto pretende estudar o crescimento, desenvolvimento e cultivo de plantas em diferentes substratos (estudo comparativo do cultivo em hidroponia, solo, composto,...), de forma a conhecer processos que diminuam o desgaste dos solos, promovendo a redução de fertilizantes, a lixiviação de produtos para o solo e aquíferos e evitando a saturação de um recurso "o solo", do qual dependemos. Paralelamente, pretende-se informar a população sobre diferentes variedades de cultivo, valorizando as técnicas antigas, mas introduzindo "modernidade", tentando juntar a experiência da população com o conhecimento científico.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://maoshorta.blogspot.com/