Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI da Rinchoa (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

18

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta complementar, Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

184

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta está localizada perto do portão e das escadas de acesso à escola, pelo que a comunidade consegue não só presenciar os alunos a cuidar da horta bem como acompanhar o desenvolvimento das espécies plantadas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é mantida duas vez por semana pelas turmas do 4.º ano no horário correspondente ao TZPA (Trocar a Zanga pelo Abraço) nos períodos das 12h30 às 13h30 após o recreio do almoço.

7. Como é feita a preparação do solo?

No arranque da horta a equipa da Junta de Freguesia da Rinchoa preparou o solo com uma máquina de revirar a terra e colocou divisórias no terreno.
Todas as turmas abriram um rego na terra para plantarem as suas plantas.
A limpeza diária é efetuada pelas assistentes operacionais que limpam o local, por exemplo de restos de ervas arrancadas bem como alguns objetos estranhos à escola que são trazidos pelo vento (plásticos, etc..).
A limpeza e da horta está a cargo dos alunos do 4.º ano duas vezes por semana, por exemplo colocando as ervas arrancadas no compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

As ervas arrancadas pelos alunos são depositadas no compostor da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortelã, Feijoeiros, Agriões, Pepinos, curgetes.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Menos de 1 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino das plantas vai reverter para as atividades letivas, por exemplo, a hortelã para realizar água aromatizada em Oferta Complementar. O destino final dos produtos recolhidos serão entregues ao refeitório.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega está a cargo dos alunos do 4.º ano que utilizam a mangueira e garrafas de água para transportar a água até à horta. Utilizamos regos para facilitar a rega e torná-la mais eficiente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita uma verificação visual das plantas e não foram detetadas pragas, exceto as espécies invasoras.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confeção da água aromatizada utilizou hortelã da horta da escola. Os alunos mostraram-se interessados e participativos na atividade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta decorrem semanalmente com maior prevalência dos alunos do 4.º ano.
A professora Bibliotecária utiliza o espaço próximo da horta para promover sessões de leitura ao ar livre.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: