Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica e Secundária de Pampilhosa da Serra (Pampilhosa da Serra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Tratarem, cuidarem e regarem a horta;
- A motivação de verificarem o crescimento de uma planta ou semente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A manutenção do solo assim como a sua fertilização foi realizada nas atividades programadas com as turmas, docentes e auxiliares envolvidos.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem foi realizada com os resíduos orgânicos produzidos pelo bar e pela cantina da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Árvores e arbustos: Medronheiro, Nogueira, alecrim, alfazema, poejo e folhosas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No âmbito do Clube Eco-Escolas, foi dinamizada uma atividade que decorreu no dia 07 de Abril com as turmas 8ºB, 9ºA e 9ºB. Esta atividade de educação ambiental incidiu sobre a construção de casas ninho, com o intuito de criar abrigos que propiciem o albergue e reprodução de aves no interior do recinto escolar. É importante que os alunos tenham respeito pelos ecossistemas e valorizem a floresta autóctone como abrigo e alimentação de aves. Esta atividade articulou com várias disciplinas, Educação Visual, Complemento de Educação Artística, Geografia, Português e Ciências Naturais. Foi dinamizada em parceria com o Município da Pampilhosa da Serra.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
No âmbito do Clube Eco-Escolas, foi dinamizada uma atividade que decorreu no dia 07 de Abril com as turmas 8ºB, 9ºA e 9ºB. Esta atividade de educação ambiental procurou contribuir para alertar para os problemas causados pelas plantas invasoras e para a importância de proteger e criar bosques compostos por espécies nativas. Esta atividade articulou com várias disciplinas: Educação Visual, Complemento de Educação Artística, Geografia, Português e Ciências Naturais. Foi dinamizada em parceria com o Município da Pampilhosa da Serra.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Foi dinamizada na passada sexta feira, dia 25 de março e desenvolvida com as turmas do 7º A e do 6ºA. Esta atividade foi articulada com a disciplina de CEA, o Clube Eco-Escolas e o Clube Ciência Viva.
Teve como objetivo responsabilizar cada participante na gestão e acompanhamento do processo de germinação de uma semente de árvore autóctone. Cada aluno criou o seu vaso com reaproveitamento/reutilização de materiais, atribuiu um nome "apadrinhando-a", com o intuito de que esta iniciativa crie laços entre o aluno e a semente. O aluno irá ainda acompanhar/cuidar da semente até germinar e se torne uma pequena árvore para que possa ser transplantada. Esta atividade foi dinamizada em parceria com o Município da Pampilhosa da Serra.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: