Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária de Pampilhosa da Serra (Pampilhosa da Serra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o primeiro ano

2. Área aproximada da horta (m²):

35m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Visual, Complemento de Educação Artística, Ciências Naturais e Geografia.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Aprenderem a reaproveitar os resíduos orgânicos através do compostor;
- Tratarem, cuidarem e regarem a horta;
- A motivação de verificarem o crescimento de uma planta ou semente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi realizada uma calendarização da sementeira, plantação, manutenção e rega com as turmas do 3º ciclo envolvidas nesta atividade.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação inicial do solo foi realizada em parceria com o Município da Pampilhosa da Serra que disponibilizou colaboradores para realizarem a preparação do terreno.
A manutenção do solo assim como a sua fertilização foi realizada nas atividades programadas com as turmas, docentes e auxiliares envolvidos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi realizada uma atividade para a construção do compostor e outra com a explicação e manutenção do compostor.
A compostagem foi realizada com os resíduos orgânicos produzidos pelo bar e pela cantina da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas/consociações são: milho, couve lombarda, repolho, cebola, morango, pepino, tomate, alface e feijão.

Árvores e arbustos: Medronheiro, Nogueira, alecrim, alfazema, poejo e folhosas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A colheita ainda não foi realizada.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumir no bar e na cantina da escola ou se as aulas já tiverem terminado, doar a uma instituição da vila.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega inicialmente era realizada três vezes por semana com uma calendarização dos alunos e turma a realizarem. Por questões meteorológicas, ultimamente tem sido diária com calendarização das turmas envolvidas e apoio dos alunos que frequentam a Educação Especial.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até à data ainda não tivemos pragas nem doenças. Instalamos um insetário próximo da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Instalação de um Insectário.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

“Construção casas ninho”
No âmbito do Clube Eco-Escolas, foi dinamizada uma atividade que decorreu no dia 07 de Abril com as turmas 8ºB, 9ºA e 9ºB. Esta atividade de educação ambiental incidiu sobre a construção de casas ninho, com o intuito de criar abrigos que propiciem o albergue e reprodução de aves no interior do recinto escolar. É importante que os alunos tenham respeito pelos ecossistemas e valorizem a floresta autóctone como abrigo e alimentação de aves. Esta atividade articulou com várias disciplinas, Educação Visual, Complemento de Educação Artística, Geografia, Português e Ciências Naturais. Foi dinamizada em parceria com o Município da Pampilhosa da Serra.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

“Construção e arremesso de bombas sementes e caminhada guiada de combate às plantas invasoras”
No âmbito do Clube Eco-Escolas, foi dinamizada uma atividade que decorreu no dia 07 de Abril com as turmas 8ºB, 9ºA e 9ºB. Esta atividade de educação ambiental procurou contribuir para alertar para os problemas causados pelas plantas invasoras e para a importância de proteger e criar bosques compostos por espécies nativas. Esta atividade articulou com várias disciplinas: Educação Visual, Complemento de Educação Artística, Geografia, Português e Ciências Naturais. Foi dinamizada em parceria com o Município da Pampilhosa da Serra.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

. "Micro Maternidade de Árvores”.

Foi dinamizada na passada sexta feira, dia 25 de março e desenvolvida com as turmas do 7º A e do 6ºA. Esta atividade foi articulada com a disciplina de CEA, o Clube Eco-Escolas e o Clube Ciência Viva.
Teve como objetivo responsabilizar cada participante na gestão e acompanhamento do processo de germinação de uma semente de árvore autóctone. Cada aluno criou o seu vaso com reaproveitamento/reutilização de materiais, atribuiu um nome "apadrinhando-a", com o intuito de que esta iniciativa crie laços entre o aluno e a semente. O aluno irá ainda acompanhar/cuidar da semente até germinar e se torne uma pequena árvore para que possa ser transplantada. Esta atividade foi dinamizada em parceria com o Município da Pampilhosa da Serra.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=345858027570640&set=pcb.345915870898189 https://www.ae-escalada.pt/ckfinder/userfiles/files/2Atividades%20do%20Clube%20Eco-Escolas.pdf