Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica Mouzinho da Silveira (Moita)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que solicitados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Implementação da compostagem como tratamentos dos resíduos orgânicos produzidos em casa.
- Sensibilização da comunidade educativa, para hábitos quotidianos de separação de resíduos.
- Estabelece a ligação entre conteúdos abordados nos programas escolares e a prática de atividades experimentais que facilitem a compreensão daqueles conteúdos.
- Sensibilização dos alunos para questões relacionadas com o Meio Ambiente e a sua preservação.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No último ano, tendo em conta o contexto pandémico, os alunos levaram para casa, os produtos recolhidos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Recurso no espaço escolar, um laboratório vivo disponível para observação, demonstração e experiência.
Quando pensamos em alterações climáticas associamos a algo grandioso, à escala planetária… e somos levados a achar a nossa atuação/contributo algo insignificante…, mas se cuidarmos do «nosso quadradinho», da nossa Horta estamos a participar na ação de melhorar o mundo. É de extrema urgência envolvermos, cada vez mais cedo as crianças, que são por natureza agentes muito sensíveis e atuantes a estas temáticas sendo capazes de se «zangarem e criticarem» os adultos pelas suas atitudes irresponsáveis e pela falta de respostas.
15.1. Link para a página da horta: