Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Centro Escolar de Valado dos Frades (Nazaré)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início do ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

50m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Expressões Artísticas e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

160

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

12

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com a oferta de sementes e/ou plantas, participando sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos trouxeram de casa sementes e plantas para colocar na horta.
Uma vez por semana tivemos o apoio de voluntárias da Universidade Sénior.
Os produtos colhidos foram utilizados no refeitório escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é da responsabilidade de todas as turmas da escola e foi elaborada uma escala semanal para distribuir as tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com a ajuda das voluntárias da Universidade Sénior e com a colaboração da CMN.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de alimentos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas, cenouras, alfaces, couves, milho, coentros, salsa, grelos, brócolos, morangos e corgete.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 7kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram entregues na cantina do refeitório escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Ao longo da semana as turmas regam o espaço que lhes corresponde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente, através da observação direta do espaço.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Entrega dos produtos hortícolas à responsável pela cozinha e posterior confeção.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sensibilização sobre a importância de uma alimentação saudável.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O projeto da horta funcionou como um excelente elo de ligação entre todas a turmas da escola.

15.1. Link para a página da horta: