Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica António Gedeão (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existiu anteriormente a 2021/2022. Neste ano letivo foi reimplementada por 2 professoras do Ensino Especial, em articulação com a disciplina CN do 9.º F e a turma 9.º H. Articulação com a Escola Agrícola da Paiã.

2. Área aproximada da horta (m²):

Um pouco mais de 50 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ensino Especial; Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

9.º F - 23; 9.º H - 12(?); Paiã 5(?);

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

-----

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

No dia 16 de dezembro, a Escola D. Dinis, da Paiã, com o professor Carlos Correia e a psicóloga Tânia Galrão, no âmbito da divulgação da sua oferta pedagógica de cursos, vieram à nossa escola com 3 alunos. Aliaram-se às professoras Alexandra Silva e Elisabete Gomes, do Ensino Especial, da António Gedeão, que dinamizaram esta atividade, com vista a comemorar o DIA MUNDIAL DO SOLO, 5 de dezembro e com o objetivo de

«Consciencializar a população escolar sobre o estado dos solos e a necessidade de os proteger».

As turmas do 9.º F e 9.º H participaram na atividade, em conjunto com as professoras Carla Corceiro, Maria Azevedo e Rita Santos.

Os 3 alunos da D. Dinis explicaram que os cursos da sua Escola tinham uma forte componente prática, sendo por isso muito atrativos. Também ensinaram os colegas do 9.º ano a trabalhar a terra. O senhor José Matos, funcionário da Escola António Gedeão, também deu uma preciosa ajuda nos trabalhos da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alternadamente as turmas do 9.º F e 9.º H, regam a horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com orientação da escola agrícola da Paiã e a preciosa ajuda do Sr. José Matos, os alunos têm realizados os trabalhos necessários.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

----

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantaram-se/semearam-se couves, alfaces, rabanetes, ervilhas, favas, morangueiros.

Também se plantaram aromáticas: alecrim, cebolinho, tomilho, manjericão, hortelã, salsa, coentros e alfazema.

Regou-se e colocaram-se lajes num caminho aberto pelo meio do terreno, para facilitar o acesso.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando não chove, a partir de água da rede pública de abastecimento.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

---------

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Ovelhas (total de 7).

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

REGA DA HORTA

Número de vezes que se realizou durante o ano - 10

Número de pessoas envolvidas - 2 turmas

Tipo de participação dos alunos - rega da horta

Impacto na comunidade -

Outros aspetos relevantes - grande entusiasmo e interesse dos alunos em regar a horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

CONHECIMENTO DE MAQUINARIA E FERRAMENTAS AGRÍCOLAS

Número de vezes que se realizou durante o ano - 2

Número de pessoas envolvidas - 2 turmas

Tipo de participação dos alunos -

Impacto na comunidade -

Outros aspetos relevantes -

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Número de vezes que se realizou durante o ano -

Número de pessoas envolvidas -

Tipo de participação dos alunos -

Impacto na comunidade -

Outros aspetos relevantes -

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

https://ecoaeso.blogspot.com/2022/01/preparacao-da-horta-na-antonio-gedeao-ii.html?view=sidebar

https://ecoaeso.blogspot.com/2021/12/preparacao-da-horta-na-antonio-gedeao.html?view=sidebar

15.1. Link para a página da horta:

https://ecoaeso.blogspot.com/2022/01/preparacao-da-horta-na-antonio-gedeao-ii.html?view=sidebar; https://ecoaeso.blogspot.com/2021/12/preparacao-da-horta-na-antonio-gedeao.html?view=sidebar