Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Ribeira Brava)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

126,7 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

TIC, Ciências Naturais e Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

5

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Por intermédios dos alunos do Clube ECO, foi solicitado aos Encarregados de Educação a colaboração para trazerem plantas ou sementes de diversas hortícolas, de modo a serem cultivadas na Horta da escola, assim como, no primeiro Conselho Eco-Escola, alguns docentes pertencentes a este Conselho e a representante dos pais dispuseram-se a trazer algumas plantas de hortícolas, uma vez que também fazem agricultura no seu domicílio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta Bio proporciona o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de projetos envolvendo a flexibilidade curricular, permitindo aos alunos o contacto direto com este espaço.
Para além disso, as hortícolas cultivadas, são usadas para consumo na escola, uma vez que as auxiliares da cozinha e bar colhem as diversas culturas produzidas, para confeção de alimentos, ao mesmo tempo permite uma certa poupança económica para a escola. Além destes exemplos, a horta tem impacto na comunidade escolar com os seguintes objetivos:
- Realização de mercadinhos com os produtos obtidos na Horta Bio;
- Conhecer as técnicas associadas à agricultura biológica;
- Promover a sustentabilidade do meio ambiente;
- Otimizar o funcionamento do compostor existente na Escola;
- Fornecer ervas aromáticas para consumo escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelas coordenadoras do Programa Eco-Escolas, e pelos alunos do clube ECO, nas horas atribuídas semanalmente a este programa e nas horas do clube Eco. O regadio é feito pelas coordenadoras, e por vezes por uma funcionária.

7. Como é feita a preparação do solo?

Uma vez que o solo da nossa horta era muito argiloso (impermeável) e pouco fértil, uma das coordenadoras do programa conseguiu arranjar várias sacas de composto e solo para misturar ao existente e melhorar as propriedades deste.
A fertilização do solo foi realizada através de composto adicionado à horta, proveniente do compostor da escola e de macerações produzidas ao longo do ano letivo, pelos alunos do clube ECO. Para a preparação das macerações foram colocadas plantas de urtiga, feiteira (Pteridium aquilinum), hortelã e borragem em tanques de água (30 l) durante 2 a 3 meses. Este composto através de diluição foi posteriormente adicionado em várias fases no solo, com o objetivo de enriquecê-lo em macronutrientes, nomeadamente em azoto, potássio e fósforo.
A monda das ervas, bem como a mobilização do solo foi executada pelas coordenadoras do Programa Eco-Escolas e alunos do clube ECO.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos selecionados da cantina e bar dos alunos, bem como, resíduos verdes ou secos, provenientes da jardinagem e da horta Bio.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos, alfaces, couve brócolos; beterraba, alho francês, tomate cherry, videira, planta do tomate inglês; acelgas; espinafres, salsa, pimenteira (piri-piri), planta de pimentões, cana-de-açúcar; ervas aromáticas e flores companheiras (erva cidreira, segurelha, manjerico e coentros...), intercaladas nestas culturas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

(Valores aproximados)
alfaces - 10 Kg
Morangos – 500 gr
Couve brócolos – 7 Kg
Beterraba – 7 Kg
Alho francês – 5Kg
Tomate cherry – 4 kg
Acelgas – 4 Kg
Espinafres – 15 kg
Salsa – 3 Kg
Pimenteira (piri-piri) – 300 gr
Planta de pimentões – 500gr
Cana-de-açúcar – 3 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos do clube eco, habitualmente recolhem e lavam os produtos da horta Bio, para posteriormente serem confecionados na cantina da escola e consumidos pela comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita, normalmente, pela manhã, ou ocasionalmente durante os últimos tempos da tarde. Nos canteiros dos jardins com plantas endémicas ou nativas a rega é feita com o auxilio de mangueiras, enquanto que os canteiros com hortícolas a rega é feita com um mecanismo de aspersão, durante 10 minutos, aproximadamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças foi feita ao longo do ano letivo pelos alunos do clube ECO.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Desenvolve-se com alguma frequência uma lapa no araçaleiro. Para combater esta lapa foi usado uma solução de cloreto de sódio a 20%.
A planta foi pulverizada com esta solução em dois momentos espaçados.
Na planta do tomateiro inglês sugiram formigas e afídeos, o primeiro combate foi a pulverização com enxofre e após alguns dias os alunos aplicaram uma infusão de hortelã (para combater as formigas) e uma infusão de alho (para combater os afídeos).
Na videira aplicou-se enxofre para prevenir o aparecimento de oídio e do míldio.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Em articulação com algumas disciplinas (ODS/Educação Visual, TIC e Clube Eco-Escolas), os alunos do 7ºA, foram para a horta, colocaram o solo num pequeno vaso e onde plantaram uma suculenta, que serviu de prenda para o dia da mãe.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos fizeram a reposição das diversas ervas para chá, no canteiro das aromáticas da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Colheita de produtos para consumo na cantina. Periodicamente, os alunos do clube ECO e os funcionários da cantina recolhem os produtos da horta, como ervas aromáticas diversas, alho francês, beterraba e alfaces para confecção das refeições e consumo.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://eco23campanario.blogspot.com/