Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Ribeira Brava)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Para além disso, as hortícolas cultivadas, são usadas para consumo na escola, uma vez que as auxiliares da cozinha e bar colhem as diversas culturas produzidas, para confeção de alimentos, ao mesmo tempo permite uma certa poupança económica para a escola. Além destes exemplos, a horta tem impacto na comunidade escolar com os seguintes objetivos:
- Realização de mercadinhos com os produtos obtidos na Horta Bio;
- Conhecer as técnicas associadas à agricultura biológica;
- Promover a sustentabilidade do meio ambiente;
- Otimizar o funcionamento do compostor existente na Escola;
- Fornecer ervas aromáticas para consumo escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização do solo foi realizada através de composto adicionado à horta, proveniente do compostor da escola e de macerações produzidas ao longo do ano letivo, pelos alunos do clube ECO. Para a preparação das macerações foram colocadas plantas de urtiga, feiteira (Pteridium aquilinum), hortelã e borragem em tanques de água (30 l) durante 2 a 3 meses. Este composto através de diluição foi posteriormente adicionado em várias fases no solo, com o objetivo de enriquecê-lo em macronutrientes, nomeadamente em azoto, potássio e fósforo.
A monda das ervas, bem como a mobilização do solo foi executada pelas coordenadoras do Programa Eco-Escolas e alunos do clube ECO.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
alfaces - 10 Kg
Morangos – 500 gr
Couve brócolos – 7 Kg
Beterraba – 7 Kg
Alho francês – 5Kg
Tomate cherry – 4 kg
Acelgas – 4 Kg
Espinafres – 15 kg
Salsa – 3 Kg
Pimenteira (piri-piri) – 300 gr
Planta de pimentões – 500gr
Cana-de-açúcar – 3 Kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
A planta foi pulverizada com esta solução em dois momentos espaçados.
Na planta do tomateiro inglês sugiram formigas e afídeos, o primeiro combate foi a pulverização com enxofre e após alguns dias os alunos aplicaram uma infusão de hortelã (para combater as formigas) e uma infusão de alho (para combater os afídeos).
Na videira aplicou-se enxofre para prevenir o aparecimento de oídio e do míldio.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: