Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 de Pardilhó (Estarreja)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré Escolar.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ao longo do ano.
Contribuindo com as sementes, plantas hortícolas e ajudando a superar todas as dificuldades que forem surgindo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ter conhecimento das fases de crescimento das sementes e plantas;
Sensibilizar a comunidade local para o consumo de produtos biológicos;
Estimular a população do pré-escolar e famílias para a temática e também práticas sustentáveis no quotidiano.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita pelos três grupos do Pré-escolar, as tarefas são dividas semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Sempre que necessário um grupo faz a preparação do solo, seguidamente é feita de forma alternada pelos três grupos do Pré-escolar. Não há fertilização química, porque é cultura biológica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Não se aplica.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Milho; Tomate; Pimento; Pepino; Ervilha; Batata; Espinafres; Couve; Alface; Batata Doce; Cebolo; Couve Roxa;

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não é possível quantificar, os mesmos ainda estão em fase de desenvolvimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo no pré-escolar, na execução de saladas saudáveis e também cada criança ter oportunidade de levar para a família.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água fica armazenada e com um regador semanalmente cada criança está responsável por regar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, as crianças observam pelo menos três vezes o desenvolvimento das plantações.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não se aplica.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não se aplica.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Germinação

As crianças tiveram a oportunidade de observar a germinação de sementes, restos de legumes e vegetais fora da terra, por forma a compreenderem como ocorre este desenvolvimento. Posteriormente, as sementes e os vegetais e legumes foram transplantados para a nossa horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Receitas sustentáveis

Em articulação com o 1º ciclo as crianças do pré-escolar confecionaram três bolos, de cenoura, chuchu e casaca de banana. Utilizando a casca das bananas dos lanches, chuchu e cenoura, produtos doados pela comunidade local.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feira das Hortícolas do Pré-escolar

Atividade que irá realizar-se apenas em junho, daí não existir ainda registos. As crianças do pré-escolar vão ter oportunidade de vender os produtos recolhidos na horta para a comunidade escolar e local.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As crianças demonstram grande interesse e curiosidade em participar e acompanhar o desenvolvimento das suas plantações, sentindo que são parte integrante da comunidade. Desde o inicio do processo, com a preparação do terreno,

15.1. Link para a página da horta:

https://drive.google.com/file/d/1Xwa_W1Vf0r4XE8wvKA04JOqklAXoX-3X/view?usp=sharing