Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Secundária/3 Martinho Árias (Soure)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Ao longo do ano experimentamos convidar para colaborar nos trabalhos da horta 3 ou 4 alunos de um dos cursos profissionais (15-16 anos) que não manifestavam qualquer interesse pelas aulas e que perturbavam o trabalho dos outros. Essa colaboração semanal, que começou por ser para esses alunos principalmente uma maneira de sair das aulas, foi-se tornando ao longo do tempo num gosto e num real interesse em cuidar da horta. De tal modo que, quando alargamos a participação a outros alunos que manifestaram interesse nisso, foi difícil os primeiros diminuírem a frequência da sua colaboração para darem lugar a outros. Os professores destes alunos passaram a premiar o comportamento deles com a autorização semanal de trabalharem na horta.
Chegados ao final do ano verificamos que, por um lado estes alunos passaram a interessar-se por alguma coisa, desenvolvendo um trabalho muito bom, ao mesmo tempo que melhoraram o seu comportamento dentro das salas de aula permitindo que o aproveitamento dos colegas também melhorasse.
Este objetivo não tinha sido traçado quando pensamos em fazer uma horta na escola, mas a verdade é que foi atingido.
De um modo geral, a comunidade escolar começou a ter algum carinho por esta horta que foi nascendo aos poucos
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Já tivemos a ajuda da Junta de Freguesia e de um pai com as caldas biológicas para tratamento e prevenção de pragas. Também já houve ajuda de outros membros da comunidade escolar no plantio, na sementeira e no estacamento de plantas
7. Como é feita a preparação do solo?
De seguida, alunos e professores juntaram adubo orgânico granulado e composto retirado do compostor.
Na faixa de terreno com cerca de 1,5 m de largura fizemos talhões com cerca de 1,5m de comprimento intercalados com passadiços de cerca de 30cm.
Os alunos rasparam mais 0,5 m de terreno a todo o comprimento da horta e puseram uma tela para ajudar a conter as ervas do resto do terreno. Colocamos depois uma cerca entre a horta e esse corredor de tela para delimitarmos a horta e também para ficar mais bonita.
Semanalmente os alunos vão retirando as ervas daninhas da horta e quando nos parece necessário vamos adubando com mais composto e adubo orgânico
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: