Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária/3 Martinho Árias (Soure)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Recomeçou este ano, depois de já ter existido de forma intermitente

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 25 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia e Geologia, Ciências Naturais, Fisica e uímica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Um dos membros da Associação de Pais tem prestado acompanhamento técnico, tanto na horta como nas árvores plantadas na escola, por ter formação específica nesta área

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto tem sido principalmente em alguns alunos!
Ao longo do ano experimentamos convidar para colaborar nos trabalhos da horta 3 ou 4 alunos de um dos cursos profissionais (15-16 anos) que não manifestavam qualquer interesse pelas aulas e que perturbavam o trabalho dos outros. Essa colaboração semanal, que começou por ser para esses alunos principalmente uma maneira de sair das aulas, foi-se tornando ao longo do tempo num gosto e num real interesse em cuidar da horta. De tal modo que, quando alargamos a participação a outros alunos que manifestaram interesse nisso, foi difícil os primeiros diminuírem a frequência da sua colaboração para darem lugar a outros. Os professores destes alunos passaram a premiar o comportamento deles com a autorização semanal de trabalharem na horta.
Chegados ao final do ano verificamos que, por um lado estes alunos passaram a interessar-se por alguma coisa, desenvolvendo um trabalho muito bom, ao mesmo tempo que melhoraram o seu comportamento dentro das salas de aula permitindo que o aproveitamento dos colegas também melhorasse.
Este objetivo não tinha sido traçado quando pensamos em fazer uma horta na escola, mas a verdade é que foi atingido.
De um modo geral, a comunidade escolar começou a ter algum carinho por esta horta que foi nascendo aos poucos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita em regra por 3 professoras em 2 dias da semana, que vão orientando equipas de alunos (2 a 3 alunos). Nos outros dias há 1 ou 2 funcionários que se encarregam principalmente da rega.
Já tivemos a ajuda da Junta de Freguesia e de um pai com as caldas biológicas para tratamento e prevenção de pragas. Também já houve ajuda de outros membros da comunidade escolar no plantio, na sementeira e no estacamento de plantas

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente uma equipa enviada pela Câmara Municipal preparou uma faixa de terreno junto a um dos muros que estava cheio de erva. Cortaram a erva, rasparam a parte superficial, juntaram terra de melhor qualidade.
De seguida, alunos e professores juntaram adubo orgânico granulado e composto retirado do compostor.
Na faixa de terreno com cerca de 1,5 m de largura fizemos talhões com cerca de 1,5m de comprimento intercalados com passadiços de cerca de 30cm.
Os alunos rasparam mais 0,5 m de terreno a todo o comprimento da horta e puseram uma tela para ajudar a conter as ervas do resto do terreno. Colocamos depois uma cerca entre a horta e esse corredor de tela para delimitarmos a horta e também para ficar mais bonita.
Semanalmente os alunos vão retirando as ervas daninhas da horta e quando nos parece necessário vamos adubando com mais composto e adubo orgânico

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Verdes, como por exemplo, restos de vegetais crús, cascas de frutas, borras de café provenientes da cantina e do bar e folhas e relva do jardim, que vão sendo entremeados com castanhos, tais como folhas secas, palha e caruma

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, muitos tipos de tomate, pepino, alho, cebola, alho francês, espinafres, rúcula, leguminosas de vários tipos, curgete, chuchu e muitas aromáticas, com por exemplo, tomilho, oregãos, salsa, coentros, segurelha.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A horta ainda está agora a começar a florir. A maior parte das culturas ainda não podem ser colhidas, mas já colhemos alface, rúcula, espinafres, salsa e coentros.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A intenção é serem vendidos aos professores e funcionários para repor o dinheiro gasto até ao momento com a horta. Quando esse objetivo estiver satisfeito o dinheiro será para a "Loja solidárias" que é uma iniciativa do Agrupamento e que dá apoio a famílias carenciadas

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega-se de manhã cedo ou ao final do dia, rego a rego. Os regos foram abertos transversalmente ao declive do terreno para impedir a água de escorrer. A rega é feita por alunos, professores e funcionários

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas observamos as diferentes culturas para ver se há fungos ou insetos parasitas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foi lançado o desafio a alunos do 3ºciclo que desenhassem e pintassem placas para cada uma das culturas da horta. As placas estão agora em fase de acabamento para serem depois colocadas na horta

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Por termos iniciado a horta recentemente foram poucas as atividades à volta da dela. Pela mesma razão, só agora começamos a colher produtos na horta

15.1. Link para a página da horta: