Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB 2,3/S Padre António Morais de Fonseca (Murtosa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que houve dúvidas recorremos à experiência dos EE.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Manter o espaço limpo e organizado;
Perceber a importância da realização da compostagem;
Incutir responsabilidade no que diz respeito à rega, à manutenção e preservação do espaço interior da estufa e circundante.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A rega é feita duas vezes por semana, organizando e responsabilizando o grupo para proceder a essa tarefa.
7. Como é feita a preparação do solo?
2º Lavrar a terra;
3º Colocação do plástico;
4º Plantação das culturas;
5º Rega;
6º Colheita das culturas.
Sempre que necessário colocamos sal grosso para combater as pragas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de frutas e verduras da sala dos professores.
Restos de verduras que não são utilizadas para a confeção das saladas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Espaço Exterior: batatas, feijões, couves e girassóis.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esta atividade desenvolveu-se ao longo do ano, sempre que houve necessidade de escoar os produtos (2 ou 3 vezes por período), e foram os alunos que efetuaram a venda dos produtos com a orientação de duas professoras de educação especial.
Esta atividade foi muito interessante, pois sendo alunos ao abrigo do decreto lei 54/2018, com adaptações curriculares significativas, permitiu desenvolver a autonomia, a capacidade de saber estar, de interagir e de contactar com o dinheiro em situações de venda de produtos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Esta atividade, inserida na oficina de autonomia pessoal e social, foi desenvolvida pelos alunos ao abrigo do decreto lei 54/2018, com adaptações curriculares significativas, uma vez por semana.
Nesta atividade foram confecionadas saladas saudáveis com hortícolas da estufa, pelos alunos e com a supervisão das professoras de educação especial. Registou-se uma melhoria significativa na prestação dos alunos, sendo capazes, no momento de as confecionar de forma autónoma, apenas com orientação doa adultos.
Neste sentido, esta atividade permitiu trabalhar a autonomia, a capacidade de interação e entreajuda dos alunos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os cinco alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem – Autismo construíram, com o apoio do professor de educação especial e outros técnicos escolares, umas placas em madeira, para colocar na estufa, de forma a identificar as respetivas culturas.
Esta atividade permitiu interagir com outros alunos, envolvendo-os nos projetos da escola.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: