Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica Vendas Novas n.º 1 (Vendas Novas)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Ofertaram resíduos orgânicos para compostagem e resíduos (estrume) de uma exploração agropecuária (do pai de um aluno da Escola)
Ofereceram cinco metros cúbicos de solo enriquecido com matéria orgânica (composto), dádiva de um avô de um aluno e pai de uma professora da Escola.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Destacam-se a aprendizagem de matérias curriculares em que a horta pedagógica foi utilizada como um laboratório vivo, a aprendizagem de saberes relacionados com a cultura / agricultura local, o desenvolvimento de competências com destaque para o espírito de entreajuda, de colaboração, de grupo.
Com as atividades na e com a horta promoveram-se hábitos alimentares saudáveis na comunidade escolar e famílias dos alunos, incentivando-se o consumo dos hortícolas destituídos de agrotóxicos;
Com a horta pedagógica favoreceu-se a compreensão da necessidade de preservação do solo enquanto recurso que urge conservar, foram adquiridos conhecimentos que possibilitam a sua desejável proteção; incentivou-se a compostagem de resíduos orgânicos produzidos diariamente com a alimentação que, por um lado permitem integrar matéria orgânica e minerais indispensáveis à integridade e desejável qualidade do solo e por outro lado possibilitam o não contribuir com materiais para encher os aterros sanitários; com a horta incentivou-se também o não desperdício de água, embora tenhamos consciência de ser um dos aspetos a melhorar, com a brevidade possível.
A horta pedagógica facilitou o estreitamento de relações escola-comunidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Quase todas as turmas em Cidadania e Desenvolvimento, assim como alguns professores e alunos isoladamente, bem como funcionárias da cozinha da Escola contribuíram para colocação nos compostores da horta dos resíduos orgânicos provenientes da confeção dos alimentos.
Alguns alunos, em forma de brigada da horta, em PLNM, 7º C (Português) e Clube de Ciências Naturais tiveram intervenção no desenvolvimento de projetos que contribuíram para enriquecimento do solo da horta, controlo de pragas (caracóis e lesmas), atração de polinizadores, como aconteceu com o desenvolvimento do projeto “Segredos da Horta”.
Funcionários auxiliares de ação educativa deram o seu contributo na montagem da estufa, arranjos de materiais tais como ferramentas utilizadas na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Procuramos fazer rotação de plantas num dado canteiro, para não esgotar nutrientes, sempre com culturas de época; em geral usámos duas vezes um dado canteiro numa das vezes, por exemplo, cultivamos plantas em que se utilizou para alimentação os caules ou as folhas e na outra, plantas em que o consumo foram as flores ou os frutos; depois deixamo-lo em pousio. Procuramos seguir as regras da agricultura biológica.
Efetivamos a sacha e monda dos canteiros de plantas hortícolas e a rega sempre que necessária.
Estivemos atentas ao desenvolvimento das plantas e a possíveis manifestações de falta de nutrientes ou necessidade de eliminação de alguma parte ou alguma planta, por exemplo quando do ataque de algum fungo difícil de controlar.
A eliminação de pragas foi acima de tudo manual, como aconteceu com os caracóis e lesmas, (apesar deste ano não terem existido em elevado número ao contrário dos anos precedentes); este ano utilizamos muito as cascas de ovos trituradas para evitá-los, também a cinza; pulverizamos árvores e alguns hortícolas com inseticidas e fungicidas biológicos, que aprendemos a fazer com workshops.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Algumas das consociações: ervilhas e alfaces; abóboras, feijão e milho; ervilhas, alfaces e espinafres; cebolas e alfaces; tomates e camomilas; pepinos, feijão e milho, ...
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
diversas variedades de couves – 40 kg
marmelos – 20 kg
tomate – 20 kg
pimentos – 4 kg
pepinos – 15 kg
feijão verde – 6 kg
feijão frade – 1 kg
milho – 2 kg
diversas cultivares de alfaces – 15 kg
favas – 30 kg
ervilhas – 3 kg
beringelas – 8 kg
beterrabas – 10 kg
nabos – 2 kg
nabiças – 3 kg
beldroegas – 5 kg
cenouras – 2 kg
figos – 2 kg
framboesas – 1kg
fisális - 1 kg
laranjas – 1 kg
batatas – 3 kg
espinafres- 2 kg
acelgas – 8 kg
outros (coentros, salsa, morangos, rúcula, orégãos) – 2 kg
Valor aproximado 256 Kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
No caso dos marmelos foi confecionado doce e geleia que alunos, professores e auxiliares de ação educativa comeram.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Por um lado, recolhemos alguns destes animais e levamo-los para locais onde não prejudicavam a horta, por outro lado aprendemos a controlá-los utilizando cascas de ovos finamente trituradas ou cinza de madeira da lareira que espalhamos em redor dos canteiros/muros/plantas que não pretendíamos que fossem invadidas; conclusão, resultou.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Descrição: Dia dos Namorados, um dia excelente para chamar a atenção à necessidade de não desperdiçar alimentos e incentivar o consumo de frutos e legumes.
Atividade inserida num projeto realizado em Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com a horta Pedagógica e a biblioteca da Escola.
Envolveu os oitenta e quatro alunos do 6º ano de escolaridade e a professora de Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento, que coordenou e desenvolveu todo o trabalho com os alunos previamente em sala de aula e que culminou com a atividade ao ar livre no Dia dos Namorados; existiu articulação com a horta pedagógica no conhecimento e fornecimento de alguns legumes e frutos que foram oferecidos pelos alunos à comunidade escolar, também os supermercados e um viveiro de Vendas Novas e famílias ofereceram hortícolas, frutos e plantinhas que foram doados pelos alunos que incentivaram o seu consumo e apelaram ao não desperdício alimentar.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Descrição:
No Dia Mundial da Alimentação os oitenta e quatro alunos do 6º ano de escolaridade visitaram a Horta Pedagógica, acompanhados pelos professores de Ciências Naturais.
A atividade foi dinamizada pelas coordenadoras do projeto Hortas Bio nas Eco Escolas e realizou-se em articulação com a Biblioteca da Escola e Ciências Naturais; os alunos encontravam-se no momento no estudo da Alimentação Equilibrada e Segura.
Conhecer as plantas da horta, a preocupação com a preservação do solo e do meio ambiente em geral, assim como da nossa saúde; relacionar a alimentação saudável com a Pirâmide de Alimentação Mediterrânica e a Horta Pedagógica foram aspetos explorados.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Nada melhor que começar as atividades letivas colhendo e fazendo doce e compota com os marmelos da horta pedagógica; foi o que aconteceu ainda em setembro do corrente ano letivo; participaram alunos de uma turma do 6º ano e do clube de Ciências Naturais, um grupo de doze e dinamizaram uma professora de Educação Tecnológica, a professora bibliotecária e as coordenadoras do projeto Hortas Bio nas Eco Escolas.
Um trabalho de equipa, receitas locais (uma da responsabilidade de uma professora e outra de uma auxiliar de ação educativa); os doces, com pouco açúcar, foram degustados em lanches do grupo e também oferecidos a outros membros da comunidade escolar.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: