Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Vendas Novas n.º 1 (Vendas Novas)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi criada há quatro anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Um pouco mais de setecentos metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

Sete professores estiveram diretamente envolvidos, destes destacam-se duas professoras que coordenam o projeto Hortas Bio nas Eco Escolas; cinco participaram em atividades na horta e atividades em sala de aula.

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Destacam-se a Matemática, Educação Tecnológica, Português Língua Não Materna, Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, Físico-Química, TIC e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Duzentos alunos (oitenta – 8º ano; dezoito - 7ºC ; seis – clube das Ciências Naturais, doze – PLNM; oitenta e quatro – 6º ano)

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

Três funcionárias da cozinha/refeitório e quatro funcionários auxiliares de ação educativa

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram ocasionalmente, com materiais de apoio às atividades dos alunos tais como plantas, sementes, paletes; atividades dos alunos do 8º ano que desenvolveram um projeto no âmbito eTwinning;
Ofertaram resíduos orgânicos para compostagem e resíduos (estrume) de uma exploração agropecuária (do pai de um aluno da Escola)
Ofereceram cinco metros cúbicos de solo enriquecido com matéria orgânica (composto), dádiva de um avô de um aluno e pai de uma professora da Escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As atividades realizadas na e com a horta pedagógica proporcionaram o desenvolvimento de saberes e competências nos alunos e também na comunidade escolar, em especial na diretamente envolvida nas ações e familiares e amigos dos alunos.
Destacam-se a aprendizagem de matérias curriculares em que a horta pedagógica foi utilizada como um laboratório vivo, a aprendizagem de saberes relacionados com a cultura / agricultura local, o desenvolvimento de competências com destaque para o espírito de entreajuda, de colaboração, de grupo.
Com as atividades na e com a horta promoveram-se hábitos alimentares saudáveis na comunidade escolar e famílias dos alunos, incentivando-se o consumo dos hortícolas destituídos de agrotóxicos;
Com a horta pedagógica favoreceu-se a compreensão da necessidade de preservação do solo enquanto recurso que urge conservar, foram adquiridos conhecimentos que possibilitam a sua desejável proteção; incentivou-se a compostagem de resíduos orgânicos produzidos diariamente com a alimentação que, por um lado permitem integrar matéria orgânica e minerais indispensáveis à integridade e desejável qualidade do solo e por outro lado possibilitam o não contribuir com materiais para encher os aterros sanitários; com a horta incentivou-se também o não desperdício de água, embora tenhamos consciência de ser um dos aspetos a melhorar, com a brevidade possível.
A horta pedagógica facilitou o estreitamento de relações escola-comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como antes foi referido, as duas professoras que coordenam o projeto Hortas Bio nas Eco Escolas deram apoio logístico, manutenção, cultivo de alguns espaços e apoio aos demais colegas e alunos. Estas duas professoras têm atividades quase diárias na horta, dividem entre si as tarefas e trabalham em equipa sempre que possível (rega, monda, sacha, controlo dos compostores…). Nos canteiros trabalhados pelas turmas ou grupos de alunos foram estes, com supervisão e colaboração dos seus professores, que efetivaram todo o trabalho nos mesmos desde a preparação do solo para cultivo, plantação, monda, sacha, rega, colheita dos hortícolas.
Quase todas as turmas em Cidadania e Desenvolvimento, assim como alguns professores e alunos isoladamente, bem como funcionárias da cozinha da Escola contribuíram para colocação nos compostores da horta dos resíduos orgânicos provenientes da confeção dos alimentos.
Alguns alunos, em forma de brigada da horta, em PLNM, 7º C (Português) e Clube de Ciências Naturais tiveram intervenção no desenvolvimento de projetos que contribuíram para enriquecimento do solo da horta, controlo de pragas (caracóis e lesmas), atração de polinizadores, como aconteceu com o desenvolvimento do projeto “Segredos da Horta”.
Funcionários auxiliares de ação educativa deram o seu contributo na montagem da estufa, arranjos de materiais tais como ferramentas utilizadas na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na preparação do solo antes de semear/cultivar, ao longo do ano, este foi remexido alguns centímetros, destituído de plantas ditas daninhas ou evasivas e em seguida foram incorporados fertilizantes orgânicos (compostos à base de estrume de cavalo, o proveniente dos compostores da Escola, solo enriquecido em matéria orgânica que nos foi doado; também incorporamos cascas de ovos trituradas, borras de café e nalguns locais cinza de madeira da lareira (neste caso foi previamente analisado o pH do solo).
Procuramos fazer rotação de plantas num dado canteiro, para não esgotar nutrientes, sempre com culturas de época; em geral usámos duas vezes um dado canteiro numa das vezes, por exemplo, cultivamos plantas em que se utilizou para alimentação os caules ou as folhas e na outra, plantas em que o consumo foram as flores ou os frutos; depois deixamo-lo em pousio. Procuramos seguir as regras da agricultura biológica.
Efetivamos a sacha e monda dos canteiros de plantas hortícolas e a rega sempre que necessária.
Estivemos atentas ao desenvolvimento das plantas e a possíveis manifestações de falta de nutrientes ou necessidade de eliminação de alguma parte ou alguma planta, por exemplo quando do ataque de algum fungo difícil de controlar.
A eliminação de pragas foi acima de tudo manual, como aconteceu com os caracóis e lesmas, (apesar deste ano não terem existido em elevado número ao contrário dos anos precedentes); este ano utilizamos muito as cascas de ovos trituradas para evitá-los, também a cinza; pulverizamos árvores e alguns hortícolas com inseticidas e fungicidas biológicos, que aprendemos a fazer com workshops.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para a compostagem contribuíram os resíduos orgânicos produzidos na cozinha da Escola, os trazidos de casa por alguns alunos e professores assim como os restos de plantas da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Procura-se realizar as culturas de época.
Algumas das consociações: ervilhas e alfaces; abóboras, feijão e milho; ervilhas, alfaces e espinafres; cebolas e alfaces; tomates e camomilas; pepinos, feijão e milho, ...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente: diversas variedades de abóboras – 50 kg
diversas variedades de couves – 40 kg
marmelos – 20 kg
tomate – 20 kg
pimentos – 4 kg
pepinos – 15 kg
feijão verde – 6 kg
feijão frade – 1 kg
milho – 2 kg
diversas cultivares de alfaces – 15 kg
favas – 30 kg
ervilhas – 3 kg
beringelas – 8 kg
beterrabas – 10 kg
nabos – 2 kg
nabiças – 3 kg
beldroegas – 5 kg
cenouras – 2 kg
figos – 2 kg
framboesas – 1kg
fisális - 1 kg
laranjas – 1 kg
batatas – 3 kg
espinafres- 2 kg
acelgas – 8 kg
outros (coentros, salsa, morangos, rúcula, orégãos) – 2 kg

Valor aproximado 256 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maior parte foi oferecida à comunidade escolar outra parte foi doada a cozinha da Escola.
No caso dos marmelos foi confecionado doce e geleia que alunos, professores e auxiliares de ação educativa comeram.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega-se com água da rede pública sempre que é conveniente e necessário, utilizam-se regadores e mangueira. Este ano também se manteve algumas árvores com o solo mais fresco quer pela experiência de rega gota a gota feita com garrafões de água mineral quer porque também fizemos mulching nas caldeiras das árvores, utilizando folhas secas e restos de plantas da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observamos quase diariamente as plantas, quando manifestam algum ataque de fungos ou insetos utilizamos fungicidas e inseticidas biológicos que fazemos; quando o problema tendeu a não se resolver ou a propagar-se, eliminamos parte ou totalmente as plantas infetadas; os caracóis e as lesmas foram os principais problemas mas conseguimos mante-los num nível muito inferior ao dos outros anos, quer porque houve menos quantidade, quer porque utilizamos as preciosas cascas de ovos esmagadas e por vezes cinza de madeira que os impediram de chegar às tenras plantinhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve lesmas e caracóis a tentarem invadir alguns canteiros.
Por um lado, recolhemos alguns destes animais e levamo-los para locais onde não prejudicavam a horta, por outro lado aprendemos a controlá-los utilizando cascas de ovos finamente trituradas ou cinza de madeira da lareira que espalhamos em redor dos canteiros/muros/plantas que não pretendíamos que fossem invadidas; conclusão, resultou.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atividade 1 “Alimentação Saudável também é Amor”
Descrição: Dia dos Namorados, um dia excelente para chamar a atenção à necessidade de não desperdiçar alimentos e incentivar o consumo de frutos e legumes.
Atividade inserida num projeto realizado em Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com a horta Pedagógica e a biblioteca da Escola.
Envolveu os oitenta e quatro alunos do 6º ano de escolaridade e a professora de Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento, que coordenou e desenvolveu todo o trabalho com os alunos previamente em sala de aula e que culminou com a atividade ao ar livre no Dia dos Namorados; existiu articulação com a horta pedagógica no conhecimento e fornecimento de alguns legumes e frutos que foram oferecidos pelos alunos à comunidade escolar, também os supermercados e um viveiro de Vendas Novas e famílias ofereceram hortícolas, frutos e plantinhas que foram doados pelos alunos que incentivaram o seu consumo e apelaram ao não desperdício alimentar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Visita Guiada à Horta Pedagógica no Dia Mundial da Alimentação
Descrição:
No Dia Mundial da Alimentação os oitenta e quatro alunos do 6º ano de escolaridade visitaram a Horta Pedagógica, acompanhados pelos professores de Ciências Naturais.
A atividade foi dinamizada pelas coordenadoras do projeto Hortas Bio nas Eco Escolas e realizou-se em articulação com a Biblioteca da Escola e Ciências Naturais; os alunos encontravam-se no momento no estudo da Alimentação Equilibrada e Segura.
Conhecer as plantas da horta, a preocupação com a preservação do solo e do meio ambiente em geral, assim como da nossa saúde; relacionar a alimentação saudável com a Pirâmide de Alimentação Mediterrânica e a Horta Pedagógica foram aspetos explorados.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Doce e compota dos marmelos da horta pedagógica da Escola
Nada melhor que começar as atividades letivas colhendo e fazendo doce e compota com os marmelos da horta pedagógica; foi o que aconteceu ainda em setembro do corrente ano letivo; participaram alunos de uma turma do 6º ano e do clube de Ciências Naturais, um grupo de doze e dinamizaram uma professora de Educação Tecnológica, a professora bibliotecária e as coordenadoras do projeto Hortas Bio nas Eco Escolas.
Um trabalho de equipa, receitas locais (uma da responsabilidade de uma professora e outra de uma auxiliar de ação educativa); os doces, com pouco açúcar, foram degustados em lanches do grupo e também oferecidos a outros membros da comunidade escolar.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Existem projetos relacionados com a horta pedagógica planeados e iniciados, de acordo com os autores e intervenientes, no próximo ano letivo ser-lha-á dada continuidade. Trata-se de um hotel de insetos, de uma mascote da horta e uma espiral de plantas aromáticas.

15.1. Link para a página da horta:

http://moodle.aevn.pt/course/view.php?id=169