Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB Luísa Todi (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 7 anos, desde o ano letivo 2015/2016.

2. Área aproximada da horta (m²):

9 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias dos alunos envolvidos no trabalho da horta, que vivem no espaço rural, fornecem sementes e pequenas plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta surgiu há sete anos, da articulação do Programa Eco- Escolas com a Biblioteca Escolar Teresa Calçada (alunos monitores/ Brigadas Verdes).
Devido às regras impostas pela Direção Geral de Saúde, devido à Covid 19, foi necessário adaptar práticas. Continuámos com os Monitores da Biblioteca Escolar /as Brigadas Verdes, mas com menos alunos envolvidos em simultâneo, na horta, por motivos de segurança. Alguns professores, quando alguns alunos terminam as tarefas, permitem que os que gostam de realizar atividades na horta o façam, em pares e alternadamente, por motivos de segurança Covid. Na horta, os alunos podem observar e experimentar tudo o que a ela diz respeito (preparação da terra, sementeiras, crescimento, colheitas, regas...). Havendo alunos que vivem no campo e a maioria na cidade é um espaço de valorização de saberes e troca de experiências. Os alunos do campo sentem-se muito valorizados.
O impacto tem sido grande e os alunos consideram a horta como sua. Procuram, regularmente, a funcionária da biblioteca escolar e os professores responsáveis para executarem as tarefas na horta.
A altura da recolha de produtos/distribuição é muito valorizada pelos alunos e professores. Toda a comunidade educativa dá valor à horta.
A horta tem um impacto muito positivo na mudança de atitudes de alguns alunos em contexto de sala de aula.
É um espaço vivo e constitui uma oportunidade de valorizar e demonstrar métodos, técnicas e culturas tradicionais da região.



6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano letivo, fez-se uma reunião com três alunos, três professores e a funcionária mais diretamente ligada à horta, na biblioteca escolar. Os alunos ouviram os problemas sentidos pela senhora funcionária (voz de outras) que trataram da horta durante o verão. Fez-se uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos, em presença e fez-se uma visita à horta. Depois da avaliação dos aspetos positivos e negativos, planeou-se o trabalho a desenvolver no ano letivo e como desenvolver o trabalho na horta. Seguidamente, houve uma reunião como Sr. Diretor, os alunos e o professor mais diretamente responsável pela horta. Os alunos apresentaram ao Sr. Diretor o resultado da reunião.
Os alunos propuseram ao Sr. Diretor a colocação de passadiços na horta, formando canteiros, com a reutilização de paletes para um maior aproveitamento da água. Houve anuência do Sr. Diretor e cumpriu-se o objetivo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Antes de se proceder à limpeza e à fertilização do solo os alunos consultaram o calendário da horta de 2018/19, efetuado por colegas e que foi a concurso da ABAE, Horta – bio, e foi premiado com o primeiro lugar e foram seguindo os conselhos.
Ao longo do ano, com a utilização de utensílios tradicionais e simples procederam à limpeza: arrancaram as ervas daninhas, arrancaram as plantas velhas, cortaram folhas velhas e podaram outras. Cavaram o solo, fertilizaram-no com borras de café, cinza, cascas de ovos (que trouxeram de casa) Como se trata de um canteiro pequeno foi fácil cavar a terra mesmo com pequenos sachos. Utilizaram a tesoura da poda, o ancinho, um pequeno semeador, luvas e máscara.
Colocou-se um garrafão e um balde para a recolha da água das chuvas.
As regas foram sendo feitas, com a utilização de garrafões de plástico reutilizados sempre que necessário, recorrendo à água da chuva e à da rede pública. Às sextas feiras foi com a mangueira e com maior aplicação de água. As regas foram sempre efetuadas nas horas mais favoráveis evitando desperdícios.
Nos meses oportunos, seguindo o calendário da horta, fizeram-se as sementeiras, sempre que possível consociadas. Os alunos responsáveis foram fazendo um roulement, de pares, devido ao Covid com a supervisão dos adultos.
Sempre que necessário foram feitas reuniões.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Seguindo o calendário da horta referenciado, anteriormente, os alunos decidiram continuar a apostar, sobretudo, em ervas aromáticas e hortícolas da região, próprias de outono/inverno e de primavera/verão.
Da horta fazem parte variadas aromáticas: coentros, chá príncipe, salsa, boldo, alfazema, rosmaninho, tomilho, caril e vários tipos de hortelã. Plantaram-se, também: espinafres, alho francês, alfaces de vários tipos, funcho, tomate, piri- piri, chu chu (oferecido por uma funcionária) e morangueiros (oferecidos por uma professora e uma funcionária). Estes últimos são comidos pelos alunos e pelos melros, logo que ficam vermelhinhos.
Plantámos o alecrim e a alfazema porque repelem pragas e atraem insetos polinizadores. Gostamos de ver, na nossa horta, as abelhas.
Para repelir a mosca branca plantámos cravos túnicos.
Fizemos a consociação de: alface/morangueiros; couves/tomate; alecrim/alface e salsa/ alface.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são distribuídos por elementos da comunidade educativa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as chuvas, os ventos e o aspeto que o terreno apresenta (e as próprias plantas).
Aproveita-se sempre a água da chuva. Quando necessário a rega é feita, de manhã e ao fim do dia. Rega manual com garrafão de água, pelos alunos. E às sextas feiras por alagamento, com a mangueira por alunos e funcionários.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Através de observação direta semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos lagarta nas couves galegas e foram apanhadas com uma luva por uma funcionária. As outras pragas os alunos fizeram uma solução com água e detergente da louça e borrifaram as plantas. Também foram colocados ovos de esferovite e plantámos cravos-túnicos que funcionam como repelente de formigas, mosca branca, pulgões, ácaros e algumas lagartas devido ao odor intenso que exalam.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O momento de colher as plantas, fazer os raminhos e preparar a banca de exposição dos produtos. Envolvem-se rotativamente dez alunos. A participação dos alunos é de grande azáfama e felicidade por verem os resultados do seu trabalho. Há uma grande participação de alunos, professores e funcionários.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid02Tcr2VFEEEY81bCya5xMuP8yvWPJkVdLHgKuPCu5w4AMghgJaiJ2Qr7tP8NWpT9USl&id=100011060564165