Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB1/JI de Vitorino Nemésio (Praia da Vitória)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Através da horta os alunos tem consciência de que estão a promover uma melhor saúde e a contribuir para uma mudança para hábitos alimentares mais saudáveis.
Uma vez que parte da produção dos alimentos da horta é cedida aos alunos mais carenciados da escola também se promove uma consciência social.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos tem á sua disposição todo o equipamento disponível para as diversas tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Todo o espaço é mantido com o auxílio de uma roçadora que permite manter o espaço limpo e aprazível. Este ano vamos ter a introdução de caixotes de lixo em madeira, bancos feitos em paletes bem como a placa com o logótipo da horta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas condimentares comestíveis (funcho, alecrim, salsa, coentros, mostarda) e não comestíveis não condimentares (lavanda).
Árvores de fruto: Laranjeiras, Aracaleiros, Diospireiro, Damasqueiro.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Almoço convívio com a direção da escola e com os docentes da turma.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Estufa.
15.1. Link para a página da horta: