Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI de Vitorino Nemésio (Praia da Vitória)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

14 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

2390 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Componente Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Cedência de sementes/plantio e fornecimento de materiais. Sempre que solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Atendendo à dimensão da horta (área de 2390 m2, com uma estufa de 40 m2) e à prática de agricultura em modo de produção biológica, esta tem despertado e estimulado para uma maior consciência ambiental da comunidade escolar.
Através da horta os alunos tem consciência de que estão a promover uma melhor saúde e a contribuir para uma mudança para hábitos alimentares mais saudáveis.
Uma vez que parte da produção dos alimentos da horta é cedida aos alunos mais carenciados da escola também se promove uma consciência social.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A nossa horta é organizada com a colaboração dos alunos do curso Operador/a Agrícola todas as terças e sextas-feiras através de oito tempos letivos de aula de forma a pôr em prática todos os conhecimentos teóricos que são ministrados pelos docentes da componente tecnológica. Os alunos são divididos em grupos de 2/4 com atribuição de várias tarefas – espaço livre e estufa com a supervisão de um-dois docentes.
Todos tem á sua disposição todo o equipamento disponível para as diversas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo do espaço ao ar livre e feito através da ajuda de uma moto cultivadora e no interior da estufa o solo é preparado manualmente. Toda a terra é fertilizada através dos compostos dos restos da cantina da escola bem como dos excrementos de cabra que os alunos muitas vezes trazem das suas próprias explorações.
Todo o espaço é mantido com o auxílio de uma roçadora que permite manter o espaço limpo e aprazível. Este ano vamos ter a introdução de caixotes de lixo em madeira, bancos feitos em paletes bem como a placa com o logótipo da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com todos os restos dos desperdícios alimentícios de origem vegetal da cantina escolar e das ervas cortadas nos espaços envolventes à escola, bem como, das folhas das árvores de plátanos existentes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, Acelgas, Favas, Cebolas, Cenouras, Tomates, Alface, Couves, Morangueiros, Inhames e Nabos.
Ervas aromáticas condimentares comestíveis (funcho, alecrim, salsa, coentros, mostarda) e não comestíveis não condimentares (lavanda).
Árvores de fruto: Laranjeiras, Aracaleiros, Diospireiro, Damasqueiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

1500 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda à comunidade escolar, doação a alunos carenciados, confeção de alimentos no Refeitório escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita através de gota-a-gota e regadores manuais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Venda de produtos da horta “ Raminho de Salsa”

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de alimentos da horta pedagógica na cantina escolar.
Almoço convívio com a direção da escola e com os docentes da turma.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feiras às sextas: feira com venda de produtos colhidos no próprio dia, às sextas-feiras.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Forest Garden, com espécies endémicas e lago artificial.
Estufa.

15.1. Link para a página da horta:

https://esvn-ecoescola.blogspot.com/