Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 de Gandarela (Celorico de Basto)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 60m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta complementar - Oficina de Espaços Verdes (OEV) e projeto interno da escola - PEPCI

3.3. N.º de alunos envolvidos:

32

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que necessário é pedido sementes e/ou plantio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos envolvidos no projeto PEPCI (Plano Estratégico de Prevenção e Combate à Indisciplina) pretende promover o sucesso escolar envolvendo a participação dos alunos desmotivados em atividades a desenvolver nos espaços físicos, fora da sala de aula, numa estratégia de ação interdisciplinar a implementar numa horta bio/pedagógica, no âmbito do Clube do Ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Estão envolvidas 2 turmas de 9º ano, que semanalmente, no âmbito da disciplina de Oficina de Espaços Verdes (OEV), às 3ª feiras tem 100 minutos para fazer a manutenção da horta.
Os alunos envolvidos no Projeto PEPCI, tem um tempo de frequência de horta em 2 dias da semana (4ª e 5ª feira)

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano teve que ser utilizada uma roçadora para se livrar a horta das ervas secas, que foram colocadas no compostor.
Posteriormente, os alunos prepararam o terreno para o primeiro plantio (couve, couve portuguesa, cebolo e repolho) e a sementeira (favas).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de ervas do espaço da horta, relvas e folhas de jardim.
Material biológico (cascas/folhas/restos de produtos hortícolas) da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Como já referi, o primeiro plantio consistiu na plantação de couve, couve portuguesa, cebolo e repolho e a sementeira de favas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita ao início/final do dia letivo sempre que se justifique tendo em conta as necessidades de água das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Observação direta feita pelos alunos. Todos os dias de frequência da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta - 3 dias na semana envolvendo as 2 turmas de 9º ano e os alunos do Projeto PEPCI, com participação assídua, responsável, colaborativa, incutindo o gosto por uma alimentação sustentável.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: