Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento e Ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O espaço horta tem sido uma excelente forma de manter os alunos em contacto direto com a natureza

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

2 vezes por semana é feita a manutenção, plantação da horta com os alunos da sala especializada. Esporadicamente em Cidadania e Desenvolvimento e Ciências, os alunos também realizam atividades na horta

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com ferramentas manuais pelos alunos, professores e funcionários envolvidos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

com folhas secas, restos de legumes crus do refeitório, café usado, cascas de ovos, ervas daninhas...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves várias, alface, cebolinho, alho, hortelã, physalis, tremoço, favas, tomate, pimento, chuchu, e árvores (nespereira, abacateiro, loureiro, pinheiro, medronheiro, figueira...)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Primeiro é utilizada água de recolha, de seguida e só necessário é usada uma mangueira para a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

ainda não houve pragas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

concurso: Construção de casinha de pássaros para a horta. Foi feita uma vez no início do ano letivo e teve um impacto bastante positivo nos alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta: no primeiro periodo aconteceu pelo menos uma vez por semana.
Aqui recolhemos os medronhos, conversámos sobre este fruto.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: