saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 meses
2. Área aproximada da horta (m²):
superior a 50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
25
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
1º e 2º ciclo (CN/ADT/Clube Ciências)
3.3. N.º de alunos envolvidos:
425
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Contributo de cascas de frutos e legumes, restos de café e grama seca para a compostagem.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Contributo com produtos da horta para as famílias mais carenciadas, nomeadamente as famílias da Ucrânia.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos, nomeadamente os que frequentam o clube das Ciências, organizaram tarefas e repartiram por os colegas da escola.
7. Como é feita a preparação do solo?
Foi colocado solo franco em cima do terreno, recorrendo à estrumação feita através da compostagem na escola.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Por colocar na pilha camadas de cascas de batatas e frutas cortadas, restos de café, minhocas e vegetação seca e regado com água por cima da pilha.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, cebolas, courgetes, pepinos, salsa, batatas, feijão, tomates e morangos, couves e beterrabas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
1 cesto de morangos (1 kg); 50 kg de batatas; 6 Kg de cebolas; +_ 3 Kg de alfaces e pepinos; 10 Kg de courgetes
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Facultar às famílias carenciadas da comunidade escolar, nomeadamente aos ucranianos e vendidos na feirinha da festa de final de ano.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Por meio de um regador com água da companhia .
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Os alunos do clube de Ciências semanalmente vão inspecionar as culturas e registam em grelhas de observação.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Apenas surgiu alguns insetos nos feijoeiros que foram eliminados com um pulverizador com água e vinagre.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A confeção pelas crianças na escola não é permitido, no entanto foram cedidos os produtos a algumas famílias mais carenciadas durante os meses de abril a junho para serem confeccionadas em seus lares. Também foram oferecidas saladas e morangos no refeitório para acompanhar as ementas. De forma geral, todos os alunos da escola foram envolvidos. A horta teve um efeito muito positivo na comunidade escolar. Acima de tudo, promoveu uma maior consciencialização para uma alimentação saudável e uma maior consciência e responsabilidade ambiental.
Atividade 2:
Descrição:
Com o intuito de familiarizar os alunos da Escola Básica João de Barros com as técnicas e processos de conservação dos solos, a montagem de uma pilha de compostagem e fazer com que coloquem em prática uma alimentação mais sustentável, no decorrer dos meses de maio e junho, foram realizadas algumas aulas pedagógicas em torno da nova horta da escola, nomeadamente, a sementeira e plantação, a rega, identificação das culturas com ajuda de um aplicativo online "PlantNet" , e a montagem da pilha de compostagem com cascas de frutas e legumes fornecidas por toda a comunidade escolar e a colheita de produtos da horta a serem facultados às famílias mais carenciadas". Todas as turmas da escola, realizaram atividades pedagógicas em torno da horta da escola.
Atividade 3:
Descrição:
Devido às condições atmosféricas a festa de final de ano agendada para o dia 15 de junho, foi adiada para o dia 30 de junho. Convidamos a visitar as "Barraquinhas" no recinto escolar, onde poderão adquirir vegetais da nossa "Horta Biológica", tentar a sorte nas rifas, entre outras surpresas.
15. Outros aspetos de realce da horta:
As fotos da feira serão anexadas ou enviadas por email, após a realização da festa.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100073842888375