Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 de Alfarelos (Soure)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

cidadania e desenvolvimento, estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

37

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas famílias contribuem com sementes e outras hortícolas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Importância de uma alimentação saudável com alimentos de cultura biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem um espaço da horta, onde semeia e planta as suas culturas. Os alunos estão responsáveis pela rega da mesma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Temos o apoio de um funcionário da junta de freguesia, que faz a preparação do solo, retirando as pedras maiores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos orgânicos extraídos da horta, ervas e folhas caídas no recreio e restos de alimentos (cascas de banana, caroços de fruta, etc.)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, favas, tomateiros, pepinos, batatas, alfaces.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não é possível quantificar, pois as culturas são em pequena escala, servindo apenas para os alunos observarem o seu desenvolvimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Normalmente, como a produção é baixa, os produtos são confeccionados numa ligeira receita e depois servido por todos para provarem.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita através da observação de humidade do solo e condições climatéricas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O espaço da horta pedagógica serviu para trabalhar com os alunos muitos conteúdos de estudo do meio e até matemática, no cálculo das áreas e perímetros, o que de uma forma real eles puderam aplicar os conceitos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

O espaço da horta pedagógica serviu para trabalhar com os alunos muitos conteúdos de estudo do meio(plantas, tipos de solos, água) e também como cantinho da leitura.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: