Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica Aviador Brito Paes (Odemira)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A frequência é muito regular e depende das solicitações dos docentes e do tipo de tarefas a desenvolver. Porém, os EE ou avós colaboram muito ativamente nestes projetos ao longo de todo o ano.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- envolvimento dos EE nas atividades conjuntas com a escola em tarefas relacionadas com as hortas;
- a aproximação dos alunos à natureza, à terra, aos modos de trabalhar a terra e as plantas e com isso o respeito pelo ambiente;
- a responsabilidade atribuída aos alunos , desde cedo, para tarefas regulares e de execução autónoma como a rega periódica;
- o conhecimento global associado a este tipo de iniciativas permitindo o desenvolvimento de trabalhos de projeto e de outras áreas disciplinares e com isso promover a motivação escolar e o sucesso dos alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
As faveiras secaram e apenas pequenas ervas aromáticas, algumas couves e herbáceas restaram.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega depende do tempo e das culturas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Quando os produtos são colhidos e também com a colaboração dos EE é feita uma pequena feira de " venda" desses e doutros produtos associados à horta na Escola, aberto a toda a comunidade e com a participação ativa dos alunos.
Nota - nos 2 últimos anos NÃO foi possível realizar e ESTE ano também não se realizou, pois a seca destruiu as colheitas destinadas a esse fim pelo que não será possível anexar fotos neste momento.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Esta atividade é frequente e é realizada durante alguns dos momentos de visita ao espaço para observação da evolução e registos para posterior trabalhos.
Até ao momento foram feitas 4 aulas mais formais sendo que os alunos e docentes visitam a horta nos intervalos e horas almoço e o diálogo e aprendizagens são informais.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Encontram se perfeitamente enquadradas nos espaço envolve e no ambiente escolar bem como fazem parte das plantas da região.
Existe uma preocupação com as plantas invasoras e exóticas de forma a não desequilibrar aquele ecossistema.
15.1. Link para a página da horta: