Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Aviador Brito Paes (Odemira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

somando todos as áreas +- 60 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta Complentar no 1º ciclo; Pre escolar; EM ( 1º ciclo)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através da disponibilização das sementes e de alguns utensílios; através da disponibilidade presencial para colaborar em algumas ações pontuais, na colaboração com a execução de trabalhos dos alunos do 1º ciclo envolvendo os produtos da horta, entre outras.
A frequência é muito regular e depende das solicitações dos docentes e do tipo de tarefas a desenvolver. Porém, os EE ou avós colaboram muito ativamente nestes projetos ao longo de todo o ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- a interação geracional entre alunos, pais e avós no contacto presencial quer para as recolhas das sementes quer no modo de preparar, semear, colher,....
- envolvimento dos EE nas atividades conjuntas com a escola em tarefas relacionadas com as hortas;
- a aproximação dos alunos à natureza, à terra, aos modos de trabalhar a terra e as plantas e com isso o respeito pelo ambiente;
- a responsabilidade atribuída aos alunos , desde cedo, para tarefas regulares e de execução autónoma como a rega periódica;
- o conhecimento global associado a este tipo de iniciativas permitindo o desenvolvimento de trabalhos de projeto e de outras áreas disciplinares e com isso promover a motivação escolar e o sucesso dos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feita pelos docentes titulares de turma (1º ciclo) e pela Educadora. Estes elaboram com os alunos um mapa de tarefas e os auxiliares colaboram com os alunos para que estas tarefas possam ser realizadas sem a presença permanente do docente/ educadora.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita, este ano, na sua maioria pelo Auxiliar de ação educativa com essa função. Em anos anteriores era feita pelos alunos e pela junta de freguesia. Muitas vezes e porque se fertiliza biologicamente os solos ( através do fertilizante do compostor, da mistura de café do bar, ou até de fertilizante de animais herbívoros doada por alguns EE, os alunos participam nessas tarefas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos secos do terreno e os resíduos possíveis do bar e da cantina da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Existem árvores autótones como o sobreiro e a oliveira, que alguns já faziam parte do terreno na altura da construção da escola; e outros( oliveiras )que foram plantas ao longo dos anos. Existe também um pequeno pomar com várias árvores de fruto que foram plantados e cuidados nos últimos 5 anos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Pouca, infelizmente devido à seca.
As faveiras secaram e apenas pequenas ervas aromáticas, algumas couves e herbáceas restaram.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos levaram para casa alguns dos produtos: salsa, couve, nabiça, etc principalmente aqueles que os docentes sabiam ser mais necessitados.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita logo de manhã pelo Auxiliar de Ação Educativa, nos meses quentes; nos outros meses é feita pelos alunos e AAE durante o dia. São aproveitadas as águas recolhidas da chuva em recipientes para rega ( quando possível)
A rega depende do tempo e das culturas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, pelo AO. Muito frequentemente pois essa é uma das suas funções.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, patos , gansos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Apanha da azeitona

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira da Escola
Quando os produtos são colhidos e também com a colaboração dos EE é feita uma pequena feira de " venda" desses e doutros produtos associados à horta na Escola, aberto a toda a comunidade e com a participação ativa dos alunos.

Nota - nos 2 últimos anos NÃO foi possível realizar e ESTE ano também não se realizou, pois a seca destruiu as colheitas destinadas a esse fim pelo que não será possível anexar fotos neste momento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Esta atividade é frequente e é realizada durante alguns dos momentos de visita ao espaço para observação da evolução e registos para posterior trabalhos.
Até ao momento foram feitas 4 aulas mais formais sendo que os alunos e docentes visitam a horta nos intervalos e horas almoço e o diálogo e aprendizagens são informais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Cultivo de plantas aromáticas ou xerófilas para associar aos espaços envolventes da escola e das hortas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta ou hortas estão acessíveis a todos os alunos para além dos envolvidos de forma a que possam também acompanhar os processos de crescimento das plantas.
Encontram se perfeitamente enquadradas nos espaço envolve e no ambiente escolar bem como fazem parte das plantas da região.
Existe uma preocupação com as plantas invasoras e exóticas de forma a não desequilibrar aquele ecossistema.

15.1. Link para a página da horta:

não existe