Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

20 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

326 m2 em canteiros + 180 m2 de Pomar + espécies dispersas

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

400

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Como? A convite do Estabelecimento, da sua Coordenadora, DTs e Professores.
Frequência: Sempre que solicitadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos dos cursos de jardinagem (10.º e 12º ano) participam na construção e manutenção da horta. Durante o ano letivo diversas turmas participam em atividades na horta e sessões temáticas (tipos de solos, compostagem, agricultura biológica, sustentabilidade, etc.).


Na comunidade escolar:
Educação ambiental;
Mudança nas atitudes e comportamentos face à proteção ambiental.

Nos alunos:
Incutir nas crianças hábitos de sustentabilidade ambiental;
Descobrir biodiversidade vegetal existente na escola;
Oferecer outras atividades educacionais;
Criar recursos que permitam o aumento de uma consciência ambiental sã;
Mudar atitudes e comportamentos face à proteção ambiental.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente a nível de projeto e com a participação dos alunos dos cursos de jardinagem (10 e 12.º ano).
Repartição de tarefas: Os alunos que participam na manutenção da horta vão alternando as atividades (rega, fertilização, plantação, sementeiras, etc.).

7. Como é feita a preparação do solo?

limpeza: A limpeza é feita manualmente, com as mãos ou com ferramentas de mão apropriadas à idade.

mobilização: limpeza A mobilização é feita com a enxada, sacho, ancinho e por vezes com a picareta, dada a textura argilosa do terreno.

fertilização: A fertilização é feita com composto da compostagem, substratos orgânicos e estrume de cavalo.

Não se utiliza fresa

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos verdes dos jardins existentes (podas de arbustos, aparas de relvados, folhas);
Restos de comida da cozinha crus;

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento a horta está em fase de reformulação.
Estão a ser criados hortas elevadas, tanto para aproveitamento dos resíduos verdes como melhoramento do solo.
No entanto, existem sebes de lavanda, alecrim, boldo, erva-príncipe.
Existem ainda arbustos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de forma automática, com sistema de rega gota-a-gota, com tempos e frequência de rega ajustada em função da época do ano e/ou estado de tempo e estado das culturas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O acompanhamento das pragas é feito uma vez por semana por observação visual das pragas ou doenças e respetivos sintomas. Procura-se debaixo das folhas por posturas de ovos de lagartas, e posturas na parte superior das folhas de postura de Crisopa.

Pragas: Lagarta das couves (por sintomatologia observada), caracóis: observação dos indivíduos e respetivos estragos causados.

Doenças: lagarta das couves (por sintomatologia observada), caracóis: observação dos indivíduos e respetivos estragos causados.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Estudo sobre a biodiversidade vegetal em sala de aula; atividades experimentais.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Criação de hortas biológicas

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Embelezamento dos Espaços exteriores com culturas aromáticas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Construção de compostores.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta funciona como um laboratório vivo propício à aprendizagem, um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades com vista à promoção, inserção e articulação das distintas áreas do conhecimento.
Os docentes utilizam a horta para observação, experimentação, pesquisa e discussão sobre processos naturais, fomentando nos alunos o espírito de cooperação, o trabalho em equipa e o sentido de responsabilidade; enfatizando a relevância da ciência nas questões do dia a dia e a sua aplicação na Tecnologia, na Sociedade e no Ambiente.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/esla.edu.pt/eco-escolas/eco-escolas