Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Externato de Penafirme (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Português, Francês

3.3. N.º de alunos envolvidos:

46

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem sido uma ferramenta para o desenvolvimento motor, social e cognitivo. Num período de confinamento, limitações e outras restrições as atividades ao ar livre permitiram criar um ambiente de trabalho favorável à aprendizagem. Nada melhor que observar uma série de fotografias e verificar a felicidade dos alunos e alunas a desempenharem as suas funções.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em relação às tarefas todos tem que fazer um pouco de tudo.
A responsabilidade da horta cabe a uma ou duas turmas que gostassem de trabalhar as diversas componentes de uma horta biológica.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno em maio, junho leva uma passagem com o corta mato ou uma roçadora, em setembro é lavrado e adiciona-se composto

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Em recipientes de plástico e em paletes construídas pelos alunos. Os materiais são restos da relva, folhagem diversas e outro material orgânico.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, cebola, alho francês, alfaces, tomates associado a um canteiro de ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O Externato tem uma grande charca que recebe aguas de todos os edifícios e dos sumidouros do parque de estacionamento

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Nada de especial

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Deixamos de muitas plantas se desenvolvam à volta das nossas culturas. E não plantamos no mesmo sítio as culturas do ano anterior.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Trabalho interdisciplinar

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Visita a uma horta biológica - Horta da camélias. Os alunos puderam ver e aprender com é que se trabalha numa horta biológica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Trabalho na horta. Momentos de boa disposição e dedicação a um projeto que os próprios alunos quiseram realizar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os momentos de maior entusiasmo era na altura da colheita e depois ir entregar os produtos recolhidos à Dona Eliana responsável pelo refeitório da Escola.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O projeto horta pedagógica permite desenvolver diferentes competências. É um projeto multi e interdisciplinar, faseado no tempo e dando aos alunos uma perspetiva temporal de médio a longo prazo.

15.1. Link para a página da horta:

https://pt-br.facebook.com/externatopenafirme/