saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há já 14 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
A horta tem, aproximadamente, 120 m2 de área.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Matemática, Português e Educação para a Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos:
77
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
7
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Fornecem sementes ou plantas, compram alguns dos alimentos colhidos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Como o projeto já tem uma durabilidade significativa, é visível a naturalidade com que todos os alunos e seus pais encaram o trabalho que se faz. Os alunos demonstram muito interesse pelo projeto, pois é um espaço aprazível para aprender.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma, desde o pré-escolar ao 4.º ano de escolaridade, gere um talhão da horta: planta, monda, rega e colhe os produtos. Para isso contam com o apoio dos respetivos professores titulares de turma, das auxiliares. A turma da pré A é responsável pelo talhão das ervas aromáticas.
7. Como é feita a preparação do solo?
No período de férias de verão, o terreno fica em repouso sem culturas. Em setembro, no início das aulas, os alunos mondam os seus talhões que, posteriormente, são cavados pelos professores, auxiliares, e encarregados de educação. Antes de iniciarem as plantações, os alunos espalham o composto orgânico produzido através da compostagem doméstica na escola, durante o ano letivo anterior.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Colocando dentro de um compostor os restos de legumes, cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, palha de cana de açúcar, relva seca, borras de café, sacos de chá, folhas do jardim e ervas sem sementes. Estes resíduos são recolhidos na escola ou trazidos de casa.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas produzidas tentam sempre estar de acordo com a época do ano. Cultivam-se alfaces, favas, ervas aromáticas (funcho, salsa, orégãos, segurelha, alecrim, hortelã, canela branca, bolbo,etc.), couves de várias qualidades, beterrabas, cenouras, feijão, ervilhas, milho, morangos, tomates, bananas. Procura-se praticar a consociação de alfaces com beterrabas, feijão com a couve ou com o milho (prática tradicional na região).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Devido à falta de recursos financeiros, ainda não foi possível implementar o sistema de rega por levada (sistema tradicional da Madeira). Assim sendo, continuamos a usar a água de rede para regar. Sempre que possível, a rega é efetuada no início ou fim do dia, momentos de menos calor.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não se têm registado quaisquer pragas na horta, pelo que não foi necessário tomar medidas de eliminação. O que se pratica é a prevenção, rodeando as culturas com plantas repelentes, aplicando cinzas de carvão e regando com chorume de urtigas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aproveitamos as alfaces e os tomates para a salada ou nos lanches. Os restantes legumes usamos na sopa. As ervas aromáticas usamos no chá ou na comida.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: