saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
80 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio/Educação para a cidadania/Português
3.3. N.º de alunos envolvidos:
63
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
Os que forem necessários
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Na disponibilização de sementes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Consciencialização de todo o processo de desenvolvimento e das interações entre as culturas quer no espaço, quer no tempo. Reutilização através da compostagem. Conhecimento da importância da fauna.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos estão organizados em grupos.Coletivamente e semanalmente faz-se o levantamento do que tem de ser realizado na horta. Planifica-se e verifica-se quais os recursos necessários, assim como a distribuição de tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
O jardineiro prepara o solo fazendo a fertilização. A limpeza é realizada pelos alunos.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Existem dois compostores na horta. Os resíduos da horta são colocados no compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Crescimentos com alturas diferentes (favas/alfaces)
Sistemas radiculares diferentes (rabanetes/couve galega)
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Através da rede pública
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Todas as semanas. Para os pássaros foi colocado um espantalho.Para outras pragas e doenças, ainda não houve a necessidade de qualquer atuação.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Leitura de livros à sombra do abacateiro. A confeção de sopas é realizada em família. Trabalhos de projeto sobre fauna e flora e suas características
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Trabalhos de projeto. Os alunos pesquisam sobre um ser vivo, selecionam, organizam e apresentam à turma. Estes trabalhos são realizados sempre que os alunos solicitam. Para isso registam uma proposta de agendamento na grelha dos projetos que está afixada na sala de aula e realizam o projeto autónomamente quer seja individual ou em grupo
Atividade 2:
Descrição:
Como não podem estar todos ao mesmo tempo a realizar as tarefas atribuídas na horta, vão lendo um livro sentados em mantas à sombra do abacateiro que está na mesma.
Atividade 3:
Descrição:
A confeção dos legumes da horta é realizada em família.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Consiste num espaço de aprendizagem constante e de partilha de saberes. Gostaríamos de fazer o cultivo de ervas aromáticas para a realizar a sua secagem e desenvolver aromas naturais, que possam substituir os perfumes, assim como a utilização das mesmas na confeção dos alimentos e na prevenção de pragas.
15.1. Link para a página da horta:
https://padlet.com/isa_timote_costa/p2228icg56o1gdgt Ainda não existe um link para a horta. Mas está divulgado no Padlet da turma