saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
8 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
90 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
As disciplinas de hortofloricultura e ciências naturais.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
16
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Colaboram na cedência de sementes e plantas no início de cada ano agrícola.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos da educação inclusiva e do projeto eTwinning “Green Inclusion” que frequentam a disciplina de hortofloricultura desenvolvem toda a atividade prática/trabalho de campo na horta. Estas atividades permitem um contacto direto com a natureza, o desenvolvimento de competências manuais, o trabalho colaborativo, o contacto com todo o processo agrícola/de cultivo, desde a preparação do solo, sementeira, plantação, colheita, venda dos produtos e confeção de alguns, nas aulas de culinária. Com o desenvolvimento das competências agrícolas e culinárias, os discentes podem apoiar os seus encarregados de educação nestas duas vertentes.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta e a divisão de tarefas é definida nas aulas de hortofloricultura, nas reuniões informais com os alunos da brigada verde, ou no momento de desenvolver as atividades na horta quando os participantes são voluntários.
Posteriormente, cada aluno realiza a sua tarefa individualmente ou em grupo com a supervisão do docente de hortofloricultura.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do solo é realizada através de monda manual. Para realizar a mobilização manual do solo, a cava e o reviramento, utilizamos alfaias manuais como a enxada, o sacho e o ancinho. Para fertilizar o terreno de cultivo, utilizamos o composto orgânico obtido através do processo de compostagem, realizado na escola.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é realizada nos compostores da escola, localizados junto à estufa. Na preparação do composto utilizamos todos os desperdícios orgânicos provenientes do bar dos alunos ou dos professores (cascas de frutas, borras de café), os resíduos da cantina da escola e ainda a folhagem recolhida no espaço escolar pelos funcionários ou alunos da brigada verde. O composto resultante é um excelente fertilizante orgânico que estimula o crescimento das plantas e melhora as características do solo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Culturas: alfaces, tomates, pimentos, pepinos, alhos, alho francês, cebolas, couve roxa, melancias, meloas e melões.
Consociações instaladas: plantou-se os tomates com os pimentos, o alho francês com a cebola e a alface.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Tendo em consideração a produção do ano anterior, estimamos produzir entre 30 a 40 kg de produtos agrícolas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os nossos produtos são vendidos ou trocados por sementes, oferecidos aos alunos participantes na horta e a alguns elementos da comunidade escolar, bem como utilizados para a confeção de saladas no bar dos docentes.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os dias de rega são estabelecidos, nas aulas de hortofloricultura, tendo em consideração as características das diferentes culturas (necessidades de água das plantas) e as condições climatéricas. A água da chuva é recolhida pelo nosso coletor com capacidade para 250 litros. Posteriormente, utilizando o regador, usamo-la na rega das árvores de fruto e das culturas. Nos momentos em que não dispomos de água da chuva, utilizamos a água da rede pública, utilizando uma mangueira para realizar a rega.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Com alguma sorte, a nossa horta ainda não foi atacada até ao momento. A monitorização das pragas e doenças é feita em todas as aulas de hortofloricultura.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As aulas de hortofloricultura são ministradas semanalmente na horta, às terças e quintas, ao longo do ano letivo. Nestas atividades participam os alunos da educação Inclusiva/projeto eTwinning “Green Inclusion”, alunos da brigada verde e outros, que no momento, decidem colaborar nas atividades. Esporadicamente, também participa a docente da disciplina de ciências da natureza, o docente da educação especial e um assistente operacional.
Atividade 2:
Descrição:
Hoje decorreu a nossa primeira venda de produtos da horta e os alunos da educação inclusiva e da disciplina de hortofloricultura, o Duarte e o Cristiano foram os nossos distribuidores de serviço.
Atividade 3:
Descrição:
No âmbito do projeto da hortofloricultura e culinária, os alunos com necessidades especiais de educação desenvolvem a atividade doméstica relacionada com a agricultura e a cozinha.
Acompanham todo o processo desde o trabalho na terra até chegar à mesa, resultando numa ótima salada de alface que pode ser consumida de diversas formas. Desenvolvem ainda a atividade doméstica e da distribuição dos produtos.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://www.youtube.com/results?search_query=ecoescolas%40aeairaes