Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB1/PE do Monte (Funchal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Normalmente a participação das famílias passa também pela ajuda nos trabalhos mais pesados da horta, se bem que nestes três últimos anos letivos, isso não pode acontecer devido aos constrangimentos causados pela Covid-19.
Além do mais, apelamos aos encarregados de educação, com frequência, para contribuir e doar algumas sementes e plântulas para cultivo na horta bio, numa tentativa de os integrar nas atividades e de uma participação mais ativa.
De vez em quando, os alunos também solicitam aos pais alguns produtos para o compostor da escola, trazendo assim de casa borras de café, cascas de alimentos, cascas de ovos, etc..
Por fim, quase todas as semanas realizamos um Mercadinho Bio com os produtos da horta para venda aos encarregados de educação, professores e funcionários da escola.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Desta forma, os alunos podem acompanhar de perto o crescimento das plantas, colhem os produtos da horta para depois os consumirem nas suas refeições diárias.
A criação das hortas bio teve ainda o intuito de mostrar às crianças, alunos e demais comunidade escolar (Pais, Professores e Funcionários) os benefícios de uma agricultura biológica, mais amiga do ambiente e respeitadora dos ritmos de crescimento das plantas, por forma a conseguir obter alimentos de grande qualidade nutricional e muito mais saborosos, sensibilizando todos os elementos da comunidade escolar para a temática de uma agricultura mais amiga do ambiente e de uma alimentação saudável.
Assim, a horta bio veio trazer uma nova dinâmica à escola através das atividades desenvolvias no âmbito ambiental e ecológico, a par de uma valorização e rentabilização dos espaços verdes circundantes, pois, alguns dos produtos hortícolas são vendidos à comunidade educativa a preços simbólicos, como forma de promover uma alimentação saudável e dar a conhecer o trabalho realizado pelos alunos, professores e funcionários deste estabelecimento de ensino.
Os impactos mais visíveis da horta bio na comunidade e alunos da escola têm sido:
- A preocupação com a preservação do meio ambiente, praticando uma agricultura mais sustentável;
- O cuidado com uma alimentação mais saudável por parte dos alunos e famílias;
- Os alunos e a comunidade educativa estão mais conscientes e despertos para a importância destas práticas mais amigas do ambiente e mais saudáveis - criação de uma consciência coletiva e responsável.
- Pomoção de um comecimento e consciência coletivos e da importância destes projetos de educação ambiental na educação das crianças da escola, que permitem a participação por parte da escola em alguns concursos locais, como o Concurso “Uma escola, um jardim” da Câmara Municipal do Funchal, na categoria Hortas Bio.
- A participação em projetos Erasmus+, tivemos este ano letivo a visita de dois grupos de professores de vários países da Europa, que estando a desenvolver projetos de educação ambiental, solicitaram a visita à nossa escola para verem in loco as nossas boas práticas ambientais desenvolvidas com os alunos, com especial relevo para a Horta Bio.
Tivemos sempre presente e no seguimento do que temos vindo a fazer com os trabalhos na Horta Bio, a prioridade de melhorar as competências dos alunos nas seguintes áreas: na inclusão de crianças em diferentes ambientes durante o processo educativo e na qualidade da educação através de experiências enriquecedoras em ambiente externo à sala de aula.
O projeto da Horta Bio, não só promove a educação ambiental, mas trambém concorre para o desenvolvimento de competências de cidadania ativa e dos valores comuns de liberdade, tolerância e não-discriminação, bem como melhora a qualidade da educação, possibilitando a ocorrência de mudanças positivas na organização escolar tais como: a modernização/diferenciação e a inovação do currículo dos alunos em ambientes diferenciados e inovadores – externos à sala de aula.
A Horta Bio, ao longo destes anos, transformou-se num espaço propício a aprendizagens diferenciadas e de novas abordagens curriculares. Caracteriza-se essencialmente por ser um espaço ao ar livre, onde não existem cadeiras nem mesas comuns, mas sim várias zonas de aprendizagem.
O espaço da horta e as suas tarefas nela desenvolvidas tem sido usadas regularmente por todos os professores da escola como estratégia para motivar os alunos para novas aprendizagens diferenciadas, ativas e inovadoras, procurando que estas sejam mais significativas para os alunos e, portanto, que sejam os próprios alunos a fazer e descobrir as suas próprias aprendizagens, num ambiente mais saudável, agradável e potencializador do trabalho colaborativo e em grupo.
Além do mais, nestes anos letivos, em contexto pandémico Covid-19, a horta bio com as suas características e valências próprias foram uma mais-valia e um recurso estratégico no ensino presencial. Pois configuraram-se como espaço ao ar livre, amplo e com risco reduzido de transmissão do vírus.
Tem sido um prazer ver as crianças da escola a interagirem e a construírem as suas próprias aprendizagens num espaço que transparece a sua felicidade e alegria de ser criança.
Finalmente, podemos dizer a Horta Bio é considerado pelos alunos e professores uma sala de aulas ao ar livre, onde se promove atividades variadas e diferenciadas, criadoras de mais aprendizagem para toda a comunidade escolar. Caracterizando-se por ser um espaço estratégico de aprendizagem diferenciada e aberta, com o objetivo de tornar as aprendizagens dos alunos mais significativas. Esta estratégia de ensino/aprendizagem que aproveita este recurso que é a Horta Bio, tem trazido um impacto profundo na nossa escola, na medida em que permite aos professores e alunos usufruir e terem aulas no exterior, mas dentro do recinto escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Assim sendo os trabalhos de manutenção desenvolvidos na mesma são repartidos da seguinte forma: todos os alunos têm uma hora por semana para o projeto Eco-escolas, que está contabilizada em horário da turma dentro das atividades de enriquecimento do currículo.
Assim sendo, quase todas as semanas e quando há tarefas a serem desenvolvidas e realizadas no âmbito da horta bio e as condições climatéricas ajudam, os alunos vão à horta bio com o professor e um funcionário para realizarem as tarefas que estão escaladas numa lista de trabalhos a realizar durante a semana. As tarefas são agendadas e realizadas de acordo com as necessidades da horta e com a faixa etária dos alunos que estão escalados. Os alunos do 3º e 4ºanos conseguem ajudar nas tarefas mais pesadas e demoradas, por sua vez os alunos do 1º, 2º e as crianças da pré, realizam tarefas mais leves e menos demoradas. Todas as semanas, os funcionários e os professores que estão ao cuidado da horta combinam as tarefas que precisam de ser realizadas, no sentido de ter a horta sempre organizada. Quase todas as semanas desenvolvemos um mercadinho de produtos da horta bio para venda ao público, assim logo de manhã são colhidos os produtos pelos alunos e professores, depois aqueles são dispostos em cabazes e por volta da hora do almoço os alunos vendem os produtos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Assim sendo, no início de cada ano letivo, em setembro e outubro, a horta leva uma limpeza profunda e cuidada de todas as infestantes, posteriormente o solo é cavado e os tabuleiros de cultivo são organizados tendo em conta as plantas que vamos semear ou plantar. Depois de cavado o solo é fertilizado com o composto orgânico que é retirado dos dois compostores que temos na horta e que são alvo de trabalhos para mais um ciclo de compostagem ao longo dos 9 meses seguintes.
Este ano tivemos o apoio de uma quinta de cavalos que nos ofereceu estrume de cavalo para incorporar com o composto biológico e assim enriquecer ainda mais a fertilização do solo. Fruto dos prémios atribuídos à escola no âmbito do Programa Eco-escolas e outros projetos em que nos envolvemos, reservamos algumas verbas para compra de algum composto bio e plântulas. Todos os anos, fazemos um pedido de 3 metros cúbicos de estilha vegetal à Estação de Separação e Triagem de Resíduos Sólidos da Câmara Municipal do Funchal, que aproveitamos para incorporar diretamente na terra, deixando-a menos compacta e mais fertilizada com matéria vegetal e ainda aproveitamos alguma para compostar nos 3 compostores da escola, intercalando com as camadas verdes de composto.
Enriquecido que está o solo, este é dividido em tabuleiros ajustados às necessidades das plantas e tendo em conta o programa de cultivo que a escola define para esse ano. Durante o ano letivo, a escola (alunos, professores, funcionários e pais) vão ajustando as necessidades de fertilização dos tabuleiros de plantação às culturas presentes; pelo que se pede a colaboração da comunidade educativa no sentido de poderem ajudar na angariação de todo o tipo de fertilizantes orgânicos e biológicos como estrume de animais, composto e estilha de vegetal.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Por outro lado, ao longo do ano letivo, pedimos a colaboração da Câmara Municipal do Funchal no sentido de nos cederem uma carrinha cheia de estilha vegetal (3 metros cúbicos) limpa e seca para complementar e intercalar com o material vegetal verde e assim melhorar o processo de compostagem. Além disso, os alunos e Encarregados de Educação contribuem com outros elementos orgânicos, como borras de café - pais que trabalham em bares - estrume de animais, cascas de ovo, etc.. Refira-se que o composto orgânico que é produzido nos dois compostores quase que é suficiente para as necessidades da horta bio.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Árvores de fruto: figueira, nespereira, bananeiras de três espécies diferentes, araçás, pitangueira, anoneira e diospireiro, amexieira.
Hortícolas: alfaces de várias espécies , favas, couve-flor, brócolos, repolhos, couve de todos os dias, espinafres, acelgas, rúcula, cebola, cenoura, nabos, alho francês, beringela, funcho de bolbo, batatas, beterraba, espargos, tomates e pimpinelas.
Ervas aromáticas e de chá: alecrim, funcho, poejo, boldo, tomilho, tomilho limão, caninha citronela, orégãos, macela - camomila, duas espécies de hortelã, cidreira, alfazema, malva de chá, erva canela, manjericão, salsa e aipo.
Plantas que produzem fruto ou comestíveis: fisális, pera meloa, maracujás de várias espécies, cana-de-açúcar, morangueiros e abacaxi.
Plantas de flor de corte: Vários tipos de próteas.
Espécies endémicas: Dragoeiro, barbuzano, louro, estreleira da Madeira, til e massaroco.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
São, sempre que possível, desenvolvidas aulas e visitas à horta por parte dos professores, com o intuito de desenvolver os conteúdos que a turma está a estudar na sala de aula.
Pontualmente, quando recebemos visitas externas também é norma fazermos uma visita à horta bio para demonstrar as boas práticas ambientais desenvolvidas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Acreditamos, pois, que uma sociedade com cidadãos mais informados e conhecedores do património ambiental regional/ global será uma sociedade mais consciente e reflexiva, bem como uma sociedade mais responsável, percebendo que o bem-estar social depende em grande parte do estado de conservação ecológico e ambiental onde cada um vive.
Neste sentido, a educação ambiental, na nossa escola, tem sido um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, relacionando-se ainda com práticas de tomada de decisão que conduzem à melhoria da qualidade de vida.
Desta forma, este processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para as questões ambientais, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada e contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica dos alunos, desenvolve-se principalmente através da implementação e participação no Programa Eco-escolas. Desenvolvido em contexto sala de aula e no exterior, procuramos trabalhar não apenas para a mudança da cultura ambiental da comunidade educativa, mas também para a transformação de uma sociedade ambientalmente sustentável, assumindo o futuro como responsabilidade de cada um.
Neste sentido e a par das atividades desenvolvidas na sala de aula, os alunos puderam, ao longo dos últimos três anos letivos, usufruir de um conjunto de iniciativas constantes no Plano Eco-escolas, em que se inserem variadas iniciativas de carácter ecológico. De entre elas, destacamos, com especial relevo, a implementação de duas hortas biológicas na escola, assim como de atividades de manutenção e conservação dos jardins envolventes, como forma de mostrar aos alunos a importância da natureza, das plantas, dos animais e da relação entre estes e o ser humano – Bioma.
Estando a Escola do Monte atualmente inserida num meio urbano, certo é que, em tempos, a área da Freguesia do Monte foi uma importante zona agrícola, em que as pessoas estavam intimamente relacionadas e dependentes da terra como forma de subsistência. Assim sendo, com a criação das nossas hortas biológicas, quisemos voltar a proporcionar aos alunos o contacto com as tradições, com o solo e com o “milagre” de ajudar a crescer plantas, demonstrando-lhes a importância da agricultura, da preservação e valorização do solo.
A originalidade deste projeto na nossa escola passa por envolver tanto as atividades de enriquecimento do currículo, como as atividades curriculares da escola e consequentemente os alunos e professores em tarefas, experiências e atividades ao ar livre, permitindo a horta bio que aqueles alunos e professores possam ter um laboratório de experiências e um observatório real/ natural e externo ao ambiente sala de aula, ao qual estavam circunscritos. A horta bio para além de ser um espaço de trabalho, experimentação é também um espaço de contacto com a natureza, que permite à comunidade escolar acompanhar o ritmo da natureza, às vezes tão difícil de perceber em ambiente citadino.
15.1. Link para a página da horta: