Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EBI de Pedome (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2017

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

2

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

fornecem sementes, dão dicas e ajudam na manutenção da horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade escolar pode usufruir das colheitas mediante uma quantia simbólica, para compra de material, os restantes alunos estão curiosos e estamos a desenhar um projeto multidisciplinar e transversal, a nível de escola, de modo a exponenciar a cultura de escola

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Às segundas e quartas no 1.º tempo de manha, com alunos inscritos e em regime de voluntariado

7. Como é feita a preparação do solo?

Cada aluno fica responsável, por sua conta, a docente apenas observa e verifica se está tudo a decorrer sem perigo e respeito entre os alunos. Os alunos é que vão descobrindo através da observação dos resultados e trocam ideias e pesquisam. A horta é um local de diálogo, onde os alunos podem falar de tudo entre eles e com a professora.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

De forma rudimentar

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Os alunos trazem as culturas e semeiam onde acham que deve. Depois iremos verificar o resultado e saber o porquê. Vamos deixar aprender por si. A errar também se aprende.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Espinafres: 15 Kg (para já)
Ervilhas de quebrar: 500 gr
Favas: 2.50 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para a comunidade escolar

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De manhã cedo, alunos e docente

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não foram

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos do 7 ano e do 8.º ano para observar o crescimento das diferentes espécies
Cada vez mais pessoas vão ver a Horta e manifestam vontade de usar a horta como um espaço de aprendizagem. Vamos maturar esta ideia para o próximo ano letivo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Vontade de participar

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Depois de anos estar parada a Horta é agora uma referência e uma futura sala de aulas

15.1. Link para a página da horta:

https://aepedome.net/site/2022/05/27/horta-escolar-da-eb-de-pedomeja-temos-colheita/