Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Centro Escolar de Almagreira (Pombal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta complementar; Estudo do Meio; Apoio ao Estudo; Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

94

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Esporadicamente. No envio de sementes e algumas plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Fomentar o gosto pelos produtos naturais/biológicos.
Reconhecer a importância de uma alimentação saudável.
Fortalecer a noção de sustentabilidade.
Preservação do ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É a professora coordenadora com a ajuda da professora do 1.º ano (Esmeraldina Godinho) que faz a manutenção e vigilância da horta e solicita a uma das funcionária que regue e vá retirando as ervas daninhas. As professoras, com auxílio de uma assistente operacional e dos alunos, fazem a sementeira e plantação e também colaboram na manutenção da horta.
Os alunos participam nas atividades cada vez que se coloca, ou retira, um novo produto da terra e também participam na rega, limpeza das ervas daninhas e colheita dos produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro um funcionário da Junta de Freguesia cortou a erva e lavrou com uma moto enxada, depois a limpeza foi feita com recurso a utensílios agrícolas (um foicinho, um gadanho e uma enxada), limpando, arejando e cavando o terreno e a fertilização foi feita com composto do compostor da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com todos os restos da escola, que se podem lá colocar, e com as ervas que se retiram dos jardins.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, tremoços, chuchu, tomate, alho, couve portuguesa, brócolos, tomate, ervilhas, batatas, repolho, cebola, alfaces, pimentos, batata doce, curgetes, alho francês, morangos, cabaças, feijão verde.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com a necessidade, sempre nas horas de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confeção e degustação de doces caseiros, com os produtos colhidos na horta, neste caso abóbora criada no ano anterior, deixa as crianças encantadas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta são muito atrativas, porque permitem o contacto com a natureza e aprendizagem de forma mais lúdica.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: