Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As turmas que participaram nas atividades da horta manifestaram interesse em voltar a participar ativamente nas plantações e sementeiras e limpeza do terreno.
Os funcionários e professores aderiram na compra dos produtos da horta e trouxeram, de casa, resíduos de fruta e legumes para a compostagem.
A reações no Facebook Professores Coordenadores Eco-escolas.
No concurso " Escola mais Verde" organizado pela CMB e nossa escola arrecadou o 1ª lugar, na modalidade Horta Convencional 2e 3º ciclos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Relativamente aos 5 professores colaboradores cada um disponibilizou 2 tempos semanais para a Horta biológica solidária e foram sendo concertadas as tarefas, através do WhatsApp da horta criado.
Os alunos e professora responsável pela Educação Especial tiveram um canteiro que lhes foi destinado e gerido por eles.
7. Como é feita a preparação do solo?
Após as culturas de inverno, os canteiros que tinham sido usados ficaram em poisio.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Primavera: ervas aromáticas e medicinais ( rúcula, limonete, tomilho, manjericão, absinto, aloé vera, sálvia, Hortelã e menta, alecrim, louro,..) alface; feijão verde, tomate e courgette; batata e pimentos (padrão, vermelho e verde).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
alface- 4Kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Para o aproveitamento da água da chuva foi pedida à empresa DST(parceira) uma cisterna para, através de tubagem até ao caleiro mais próximo conduzir a água da chuva para a horta, mas a cisterna apenas foi entregue tardiamente pelo que ainda não está a ser usada. Entretanto foram colocados dois pequenos contentores para receber a água da chuva.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
O processo utilizado foi borrifar com água e sabão, diariamente, durante três semanas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Realizaram-se 7 aulas, a saber:
-uma no 1º período na disciplina de Ciências Naturais com uma turma de 8.º ano, os alunos plantaram amores-perfeitos;
- 2 no segundo período, uma na disciplina de Ciências Naturais (CN), os alunos visitaram a horta e in loco foram explorados alguns dos conteúdos da disciplina, nomeadamente, os serviços dos ecossistemas; o conceito de agricultura biológica e a importância da compostagem e no final responderam a um questionário partilhado na classroom; a outra aula, tratou-se da realização de um Workshop, no qual participou uma turma de 7.º ano, tendo os alunos realizado sementeiras e plantações de Batata, pimentos, feijão verde, courgettes e tomates;
- 5 no 3.º período, 1 com a participação de uma turma, numa aula de CN num workshop sobre Plantas aromáticas e medicinais( PAM), orientada pela D.ª Cristina Costa da CMB (formação no âmbito do projeto "Escola Mais Verde"); 3 turmas de 8.º ano na disciplina de CN em que os alunos plantaram PAM ( numa delas foram transplantadas as PAM que tinham sido plantadas na formação da Dr.ª Cristina Costa); Uma aula na disciplina de Matemática com alunos do 5ºC.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
" Os espantalhos chegaram à nossa Horta"
Os espantalhos resultaram dum desafio lançado aos alunos de 5ºe 6º anos. Numa primeira fase, individualmente, ou em pares, tiveram de criar um projeto de espantalho e defendê-lo perante a turma, numa das aulas de cidadania e desenvolvimento. Numa segunda fase, a turma selecionou, de entre os espantalhos apresentados, aquele que consideraram que melhor representaria a turma. Com a ajuda de vários professores e Encarregado de Educação foi criado em cada turma um espantalho;
"Hotéis de Insetos"
Para conseguir um bom equilíbrio ecológico na nossa horta e jardins, são necessários aliados. E os insetos são heróis com que podemos contar. De modo a atrair mais insetos na horta, as turmas de 6.º anos foram desafiadas a construírem, em casa com a colaboração dos pais, um hotel de insetos.
" Muros com Vida"
Na disciplina de Educação visual com turmas de 7º ano, os alunos elaboraram um mural e posteriormente foi feita a escolha do mural mais criativo, procedendo-se à sua projeção e pintura.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: