Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 de S. Caetano Nº 2 e JI de S. Caetano (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Por volta de 14 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

13

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação Pessoal e Social, Conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Continuamente e periodicamente implicadas nos planos de trabalho.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

-Integração de produtos biológicos na alimentação escolar e familiar
-Conhecimento de maior variedade de legumes e frutos
-Conhecimento do valor nutricional dos produtos da terra obtidos
-Conhecimento e desenvolvimento de responsabilidade pela qualidade do espaço verde.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

-Brigadas ecológicas rotativas semanalmente, integrando alunos e adultos
-Pares de ajuda ativos diariamente, rotativos semanalmente
-Dias semanais específicas para cada turma
-Tabelas de registo e placard ecoescolas

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a colaboração da Junta de Freguesia, familiares, Lipor e comunidade educativa interna da EB/JI S. Caetano 2.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Iniciamos a compostagem e estamos a ser apoiadas pela Lipor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ainda em fase inicial.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão de rega é feita através de baldes de água distribuídos segundo a necessidade averiguada pela Brigada Ecológica.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola
As festividades como as das Estações do Ano, Natal, são sempre motivação para feiras onde os produtos da horta são relevadas.
Associam-se dinâmicas de rentabilização e transformação de resíduos de forma criativa e responsável ao nível cívico.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos
No desenvolvimento da educação para a saúde realizam-se semanalmente confeções culinárias. Estas são enriquecidas com explorações de outras áreas (linguagem, matemática,...).
A alimentação saudável é uma prioridade constante em articulação com o envolvimento parental.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta
Enquadrado no desenvolvimento do currículo escolar e orientações curriculares da educação pré-escolar, desenvolvem-se vários momentos de aprendizagem cooperada, especialmente decorrentes de trabalho de projeto de investigação, que muitas vezes origina novos projetos de produção e até intervenção na comunidade.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

-Aspeto prazerosa da utilização dos espaços verdes
-Qualificação do ambiente envolvente
-Desenvolvimento do poder de observação e saberes ao nível agrícola (instrumentos, processos, épocas,...)

15.1. Link para a página da horta: