Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é feita de forma manual, recorrendo a utensílios agrícolas ( ancinhos, enxadas, forquilhas, regadores, ...)
7. Como é feita a preparação do solo?
Na mobilização , promovemos a importância da utilização de produtos biológicas na confeção de pratos nas práticas de cozinha, pastelaria e restaurante.
A fertilização é feita a partir do composto produzido no nosso compostor.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com desperdícios verdes do jardim.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Inicialmente procedeu-se à limpeza e preparação do terreno para depois os alunos poderem plantar os primeiros produtos.
Plantação de courgette, pepino, tomate, couve, etc
Possibilitando aos alunos o contacto com a produção dos diversos legumes, vegetais e frutos, percebendo desta forma todo o processo até chegar às nossas cozinhas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Chegada a época das favas e ervilhas os alunos de cozinha e pastelaria do 1º ano foram à horta colher favas e ervilhas, podendo desfrutar de todo o processo incluindo a descasca das mesmas. Posteriormente foram cozinhados vários pratos com estes produtos.
Também chegada a época das nêsperas os mesmo alunos foram até à horta para apanhar esta fruta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Tendo em conta a oferta natura das ervas aromáticas no meio envolvente à escola, os alunos foram apanhar orégãos e preparar em molhinhos para secar e posteriormente usar em diversos pratos.
O mais engraçado é que a maioria dos alunos não conhecia a planta, mas o preparado que se compra nos hipermercados. Desta forma consideramos que esta também foi uma atividade bastante enriquecedora para os alunos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: