Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já existe há cerca de 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

500m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Francês; SECP, SRB, TGR

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Dar testemunhos e algumas explicações sobre as plantações.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da agricultura biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização é feita segundo a disponibilidade dos professores e das turmas afectas, segundo as necessidades de trabalhos a realizar na horta.
A manutenção é feita de forma manual, recorrendo a utensílios agrícolas ( ancinhos, enxadas, forquilhas, regadores, ...)

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do terreno inicialmente é feita com um pequeno trator, manualmente.
Na mobilização , promovemos a importância da utilização de produtos biológicas na confeção de pratos nas práticas de cozinha, pastelaria e restaurante.
A fertilização é feita a partir do composto produzido no nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com desperdícios orgânicos provenientes das aulas práticas de cozinha e restaurante.
Com desperdícios verdes do jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas : favas ,ervilhas, courgette, tomate, pepino, pimento, alface, alho francês, couve roxa, rabanetes, couve coração, maracujá, romanzeiras, nespereira, pessegueiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente até à data 60kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são utilizados na cozinha de aplicação pelas turmas de cozinha e pastelaria.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com uma mangueira ou regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita diariamente e são tratadas manualmente, ou com pulverizações de enxofre e cobre.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plantação:
Inicialmente procedeu-se à limpeza e preparação do terreno para depois os alunos poderem plantar os primeiros produtos.
Plantação de courgette, pepino, tomate, couve, etc
Possibilitando aos alunos o contacto com a produção dos diversos legumes, vegetais e frutos, percebendo desta forma todo o processo até chegar às nossas cozinhas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Colheita de Favas e Ervilhas e Nêsperas:

Chegada a época das favas e ervilhas os alunos de cozinha e pastelaria do 1º ano foram à horta colher favas e ervilhas, podendo desfrutar de todo o processo incluindo a descasca das mesmas. Posteriormente foram cozinhados vários pratos com estes produtos.
Também chegada a época das nêsperas os mesmo alunos foram até à horta para apanhar esta fruta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Apanha de ervas aromáticas:

Tendo em conta a oferta natura das ervas aromáticas no meio envolvente à escola, os alunos foram apanhar orégãos e preparar em molhinhos para secar e posteriormente usar em diversos pratos.
O mais engraçado é que a maioria dos alunos não conhecia a planta, mas o preparado que se compra nos hipermercados. Desta forma consideramos que esta também foi uma atividade bastante enriquecedora para os alunos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta pedagógica permite aos alunos conhecerem os diferentes processos de plantação , as diversas épocas e também lhes permite trabalhar a terra e ganhar gosto pelo seu trabalho. Reconhecendo a importância da plantação/cultivo dos diferentes produtos.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/gustaveeiffelentroncamento