Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB1/PE da Tabua (Ribeira Brava)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Fornecimento de plantas (plantas aromáticas e morangueiros).
Materiais de construção (barrotes de madeira) para criação de zona de sombra.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Estimular o hábito de cuidar da terra plantando alimentos necessários e saudáveis;
- Referência como produção biológica;
- Incentivar para a criação de espaços verdes.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Limpeza e manutenção periódica por professores, funcionários e alunos;
7. Como é feita a preparação do solo?
- Recepção de terras de cultivo por parte da autarquia.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de material orgânico proveniente da cantina escolar tais como: cascas de fruta e legumes e folhas secas provenientes da limpeza da horta e dos jardins.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morango
Ervas aromáticas
Uvas
Pitanga
Maracujá
Pimpinela (chuchu)
Araçais
Pimentão
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
alguns alunos.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
na qual são vendidos produtos à comunidade escolar provenientes da horta
e fornecidos pela comunidade a título de participação.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
(Provavelmente + de 10 aulas)
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: