saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe horta na escola desde o ano letivo 2016/17.
2. Área aproximada da horta (m²):
A área é aproximadamente de 50m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais, Matemática e TecniArte.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
6
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Fornecendo algumas plantas e composto para as mesmas e ajudando na manutenção da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Foi um estímulo para a criação de pequenas hortas particulares. Os alunos envolveram-se, participam com muito interesse e pretendem mais ações deste tipo.Os produtos colhidos, principalmente as alfaces, favas, ervilhas e ervas aromáticas foram distribuídas na comunidade e este facto constitui um estímulo para a participação futura na horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As mondas e as regas foram efetuadas pelas professoras e grupos de alunos de forma escalonada.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação inicial do terreno, lavrar, foi efetuada Junta de Freguesia. O solo foi preparado pelas professoras, um encarregado de educação e alunos com instrumentos de jardinagem e com composto fornecido por um encarregado de educação e pela compostagem própria da escola.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem foi efetuada pelos alunos em grupos escalonados levantando os resíduos de origem vegetal no refeitório e as borras de café no bar da escola e colhendo a matéria seca do solo na zona da floresta do recinto escolar e ainda os resíduos da Horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foram plantados vários produtos: favas, ervilhas, alfaces, couves, cebolas, alhos, alho-francês, tomates, pimentos, pepinos, curgetes, salsa, hortelã.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
A horta produziu aproximadamente 37kg de produtos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos foram distribuídos pelo pessoal docente e não docente e aos alunos participantes no projeto.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi feita de forma escalonada entre professores, alunos e funcionários,tendo em atenção a temperatura e a humidade do meio ambiente.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Foi feita a monitorização de pragas e doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram lecionadas quatro aulas na disciplina de matemática sobre áreas e perímetros, tendo os alunos posto em prática os conhecimentos adquiridos, marcando canteiros. Na disciplina de Ciências Naturais foram lecionadas quatro aulas sobre a reprodução das plantas e observação de vários tipos de flores e árcores de fruto. Na disciplina de TecniArte os alunos observaram e desenharam plantas para a elaboração de placas de identificação.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: