Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária de Pombal (Pombal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Hortofloricultura

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os assistentes operacionais e períodos em atividades letivas asseguram a manutenção- sacha e rega dos espaços ajardinados e de vasos com morangueirose de canteiros com aromáticas ( salsa, tomilho, aloe vera, coentros).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A produção de alface ( 6 kg) foi entregue no bar para consumo em sandes ao longo dos meses de maio e junho. Foi consumido no bar 40 kg de laranja para sumo, desde de janeiro a abril, maio.
Os morangueiros ( 30 pés) não vingaram, exceto 4 pés que se encontram em produção incipiente devido a acidentes metereológicos de março, golpe de calor, com temperaturas médias do ar, seco, anormais para a época.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A sacha, monda, adubação orgânica e controlo de infestantes e rega foi executada pelos 6 alunos ao longo do 1º e 2º semestres, duas aulas de 50 minutos, por semana. Foram utilizadas ferramentas manuais adequadas ( sachos, ancinhos, enxadas e um aparador de relva para corte de infestantes e relva. Foi aplicado um produto biológico para controlo de lesmas e caracóis. Foram obervadas e respeitadas normas de higiene e segurança no trabalho.

7. Como é feita a preparação do solo?

Embora sendo uma parcela pequena não foi utilizado na su área total, esperando no próximo ano letivo aumentar-de e diversificaar-se a experiência pedagógica. e a O solo foi cavado, sachado e ancinhado e armado em camalhões. Foi feita uma aplicação de estrume de cavalo, sacos de 70 litros na preparação, no ano letivo 29/20. Em cobertura, utilizou-se adubo orgânico(embalagem de litro marca LIDL) liquido diluido em água na cultura da alface e morango, nos meses de março e abri.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

residuos recolhidos no Bar e colocados no compostor pelos alunos CCA, 2 vezes por semana, entre fevereiro e maio, na hora da atividade de Horticultura.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Não se consociaram culturas pas o Gr.4 contruiu um canteiro de diferentes espécies arimáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

40 kg de laranja para consumo em sumo no bar dos alunos, professores e funcionários.
6 kg de alface frisada roxa para confeção de sandes no bar.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Bar

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, por observação direta e fotografia.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lemas e caracóis

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos dispõem de botas de borracha individuais que foram utilizadas na maior parte das aulas práticas da aitividade de hortofloricultura. Os 6 alunos manisfaram interesse, motivação e avaliações muito positivas, supervisionado por docente da área ágrícola e cumprindo o plano anual de atividades.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Horta - cultura de alface roxa frisada.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

canteiro com diferentes plantas aromáticas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta situa-se em área ajardinada onde foram colocados bancos 3 bancos de jardiim que os alunos utilizam para almoçar, estudar e conviver.

15.1. Link para a página da horta: