saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
8 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Hortofloricultura
3.3. N.º de alunos envolvidos:
6
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Os assistentes operacionais e períodos em atividades letivas asseguram a manutenção- sacha e rega dos espaços ajardinados e de vasos com morangueirose de canteiros com aromáticas ( salsa, tomilho, aloe vera, coentros).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A produção de alface ( 6 kg) foi entregue no bar para consumo em sandes ao longo dos meses de maio e junho. Foi consumido no bar 40 kg de laranja para sumo, desde de janeiro a abril, maio.
Os morangueiros ( 30 pés) não vingaram, exceto 4 pés que se encontram em produção incipiente devido a acidentes metereológicos de março, golpe de calor, com temperaturas médias do ar, seco, anormais para a época.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A sacha, monda, adubação orgânica e controlo de infestantes e rega foi executada pelos 6 alunos ao longo do 1º e 2º semestres, duas aulas de 50 minutos, por semana. Foram utilizadas ferramentas manuais adequadas ( sachos, ancinhos, enxadas e um aparador de relva para corte de infestantes e relva. Foi aplicado um produto biológico para controlo de lesmas e caracóis. Foram obervadas e respeitadas normas de higiene e segurança no trabalho.
7. Como é feita a preparação do solo?
Embora sendo uma parcela pequena não foi utilizado na su área total, esperando no próximo ano letivo aumentar-de e diversificaar-se a experiência pedagógica. e a O solo foi cavado, sachado e ancinhado e armado em camalhões. Foi feita uma aplicação de estrume de cavalo, sacos de 70 litros na preparação, no ano letivo 29/20. Em cobertura, utilizou-se adubo orgânico(embalagem de litro marca LIDL) liquido diluido em água na cultura da alface e morango, nos meses de março e abri.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
residuos recolhidos no Bar e colocados no compostor pelos alunos CCA, 2 vezes por semana, entre fevereiro e maio, na hora da atividade de Horticultura.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Não se consociaram culturas pas o Gr.4 contruiu um canteiro de diferentes espécies arimáticas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
40 kg de laranja para consumo em sumo no bar dos alunos, professores e funcionários.
6 kg de alface frisada roxa para confeção de sandes no bar.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Bar
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, por observação direta e fotografia.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lemas e caracóis
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos dispõem de botas de borracha individuais que foram utilizadas na maior parte das aulas práticas da aitividade de hortofloricultura. Os 6 alunos manisfaram interesse, motivação e avaliações muito positivas, supervisionado por docente da área ágrícola e cumprindo o plano anual de atividades.
Atividade 2:
Descrição:
Horta - cultura de alface roxa frisada.
Atividade 3:
Descrição:
canteiro com diferentes plantas aromáticas.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta situa-se em área ajardinada onde foram colocados bancos 3 bancos de jardiim que os alunos utilizam para almoçar, estudar e conviver.
15.1. Link para a página da horta: