Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- a engenheira da cooperativa agrícola e mãe de uma das meninas do 7º ano e esteve duas vezes na escola, explicou a consociação, a fertilização natural e trouxe produtos
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- para já ainda temos poucos produtos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- o clube eco-escolas trata da manutenção, como a sacha e rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
2- a terra foi toda cavada
3- colocaram-se as caixas
4- colocou-se o fertilizante natural
5- foram feitas as plantações
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
2- aromáticas e courgettes
3- cebolo, alho francês e alfaces
4- couve kale e beterraba
5- pimentos e beterraba
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
- 5 kg de courgettes
- 10 kg de abóboras
- 4 kg de pimentos
...
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
funcionários da escola e professores
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
ervas aromáticas (prevenção)
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: